dc.contributor.advisor | Mesquita, José Marcos Carvalho de | |
dc.contributor.author | Silva, Cristina Luiza Bráulio Santos Cabral Araújo | |
dc.date.accessioned | 2020-03-25T10:07:31Z | |
dc.date.available | 2020-03-25T10:07:31Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/373 | |
dc.description.abstract | O ramo da construção civil voltado para a construção de habitação é um
importante segmento da economia brasileira. Dados do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que, no primeiro semestre de 2008,
o Produto Interno Bruto (PIB) nacional alcançou o valor de R$666,5 bilhões,
dos quais R$146,8 bilhões se atribuem ao setor da construção civil. A indústria
da construção é considerada como um bom negócio tanto para o país como
para a iniciativa privada, cujo produto atinge as mais variadas classes sociais.
Ao se propor a estudar o significado da habitação nas duas pontas desse
mercado, o presente trabalho considerou grande parte do público-alvo deste
ramo de negócio: os compradores de habitação popular, especificamente do
plano do governo federal intitulado “Minha Casa, Minha Vida”, e os
compradores de habitação de luxo. A riqueza dos resultados encontrados
demonstrou que a proposta de uma pesquisa qualitativa com a utilização de
grupos focais foi uma escolha acertada para cumprir o objetivo deste trabalho.
Da pesquisa emergiram palavras e expressões de sentido profundo, tais como:
sonho, conquista, liberdade, prêmio divino e justiça social, o que coloca a
habitação num patamar de produtos que transcende o puro valor comercial,
nos dois universos estudados. Uma breve síntese dos significados encontrados
na pesquisa permite traduzir o resultado em uma frase, que expressa os
sentimentos da população de baixa e de alta renda em relação à habitação: “O
Sonho da Casa x A Casa dos Sonhos”. | pt_BR |
dc.description.abstract | The branch of construction aimed at the construction of housing is an important
segment of the Brazilian economy. Data from the Brazilian Institute of
geography and statistics (IBGE) show that in the first half of 2008 gross
domestic product (GDP) reached the national value of R$666,5 billion, R$146,8
billion of which is attributed to the civil construction industry. The construction
industry is considered as a good business, both for the country as for the
private sector, whose product reaches the most varied social classes. When
you propose to study the meaning of housing at both ends of the market, the
present study has considered much of the target audience of this business:
buyers of low-cost housing, specifically the federal Government plan titled "my
house, my life" and buyers of luxury housing. The wealth of results showed that
the proposal for a qualitative research using focus groups was a good choice.
When the present study propose to study the meaning of housing at both ends
of the market, it has considered much of the target audience of this business:
buyers of low-cost housing, specifically the federal Government plan titled "my
house, my life" and buyers of luxury housing. The wealth of results showed that
the proposal for a qualitative research using focus groups was a wise choice to
fulfill the objective of this work. Of research emerged words and expressions of
profound meaning, such as: dream, achievement, freedom, and social justice
award. This puts the housing on a product level that transcends pure
commercial value, in both universes. A tight summary of the meanings found in
the survey allows you to translate the result in a sentence that expresses the
feelings of the population of high income and low in relation to housing: “ The
dream of home x Dream house” | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Habitação - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Significado da habitação para compradores de imóveis de luxo e do programa “minha casa, minha vida”: um estudo comparativo | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |