Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMesquita, José Marcos Carvalho de
dc.contributor.authorSilva, Cristina Luiza Bráulio Santos Cabral Araújo
dc.date.accessioned2020-03-25T10:07:31Z
dc.date.available2020-03-25T10:07:31Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/373
dc.description.abstractO ramo da construção civil voltado para a construção de habitação é um importante segmento da economia brasileira. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que, no primeiro semestre de 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional alcançou o valor de R$666,5 bilhões, dos quais R$146,8 bilhões se atribuem ao setor da construção civil. A indústria da construção é considerada como um bom negócio tanto para o país como para a iniciativa privada, cujo produto atinge as mais variadas classes sociais. Ao se propor a estudar o significado da habitação nas duas pontas desse mercado, o presente trabalho considerou grande parte do público-alvo deste ramo de negócio: os compradores de habitação popular, especificamente do plano do governo federal intitulado “Minha Casa, Minha Vida”, e os compradores de habitação de luxo. A riqueza dos resultados encontrados demonstrou que a proposta de uma pesquisa qualitativa com a utilização de grupos focais foi uma escolha acertada para cumprir o objetivo deste trabalho. Da pesquisa emergiram palavras e expressões de sentido profundo, tais como: sonho, conquista, liberdade, prêmio divino e justiça social, o que coloca a habitação num patamar de produtos que transcende o puro valor comercial, nos dois universos estudados. Uma breve síntese dos significados encontrados na pesquisa permite traduzir o resultado em uma frase, que expressa os sentimentos da população de baixa e de alta renda em relação à habitação: “O Sonho da Casa x A Casa dos Sonhos”.pt_BR
dc.description.abstractThe branch of construction aimed at the construction of housing is an important segment of the Brazilian economy. Data from the Brazilian Institute of geography and statistics (IBGE) show that in the first half of 2008 gross domestic product (GDP) reached the national value of R$666,5 billion, R$146,8 billion of which is attributed to the civil construction industry. The construction industry is considered as a good business, both for the country as for the private sector, whose product reaches the most varied social classes. When you propose to study the meaning of housing at both ends of the market, the present study has considered much of the target audience of this business: buyers of low-cost housing, specifically the federal Government plan titled "my house, my life" and buyers of luxury housing. The wealth of results showed that the proposal for a qualitative research using focus groups was a good choice. When the present study propose to study the meaning of housing at both ends of the market, it has considered much of the target audience of this business: buyers of low-cost housing, specifically the federal Government plan titled "my house, my life" and buyers of luxury housing. The wealth of results showed that the proposal for a qualitative research using focus groups was a wise choice to fulfill the objective of this work. Of research emerged words and expressions of profound meaning, such as: dream, achievement, freedom, and social justice award. This puts the housing on a product level that transcends pure commercial value, in both universes. A tight summary of the meanings found in the survey allows you to translate the result in a sentence that expresses the feelings of the population of high income and low in relation to housing: “ The dream of home x Dream house”pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHabitação - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleSignificado da habitação para compradores de imóveis de luxo e do programa “minha casa, minha vida”: um estudo comparativopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples