Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMuÿlder, Cristiana Fernandes de
dc.contributor.authorConceição, Dayse Liz das Graças
dc.date.accessioned2020-03-25T17:14:44Z
dc.date.available2020-03-25T17:14:44Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/375
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como tema a influência das e-competences dos profissionais de educação a distância (EaD) na formação de administradores de acordo com a percepção dos alunos. A questão norteadora foi: Quais as e-competences dos profissionais de educação a distância influenciam o processo de ensino-aprendizagem e a formação de administradores na percepção dos alunos? Para responder à pergunta, foi realizado um estudo quantitativo descritivo, o método utilizado foi a análise fatorial confirmatória e os resultados apontaram para uma deficiência do modelo na amostra da pesquisa com alunos. Os dados foram coletados por meio de questionários e as questões, todas fechadas, foram as mesmas para toda a unidade de análise, que deveria marcar uma opção de resposta escala Likert de 1 a 5, considerando que 1 significa “discordo totalmente” e 5 significa “concordo totalmente”. Do estudo da literatura concluiu-se que a formação do profissional em Administração é destacada pela ação política, a ação econômica, o ambiente de negócios e as estratégias competitivas, e está mais voltada para fatores relevantes do mercado, o que reduz, ou pode reduzir, a capacidade dos estudantes de desenvolver um olhar mais crítico sobre a realidade. Assim, tanto o professor quanto o tutor, nesses cursos, são influenciadores do processo de formação do aluno, informação confirmada na realização da pesquisa e consolidada na avaliação dos resultados. Nesse sentido, afirma-se que a atividade docente exige o desenvolvimento de competências específicas que são: conhecimentos, conteúdos; habilidades, como comunicação, didática, métodos, processos avaliativos; e atitudes como disponibilidade, empatia, rigor intelectual, ética profissional, entre outros. Neste estudo utilizou-se um modelo de e-competences do profissional docente, e nele foram analisados os atributos Conteúdo Específico, Metodológicos, Sociais, Pessoais e Avaliativos. Foi realizada uma investigação com o propósito de responder a três objetivos específicos e um objetivo geral. Evidenciou-se que o modelo de mensuração teve problemas de confiabilidade e validade, pois aproximadamente 40% dos indicadores tiveram cargas individuais inferiores ao nível mínimo recomendável de 0,50; a confiabilidade composta para o construto Conteúdo Específico foi de 0,220, o que é inferior ao recomendável, e ainda, a variância média extraída de quatro construtos foi inferior a 0,50. Apesar de ter avanços significativos no modelo da pesquisa, que traz um aspecto inovador quanto à mensuração de fatores relacionados às e-competences, nesta amostra específica, o modelo não conseguiu atender aos pressupostos de confirmação das relações iniciais testadas. Ainda se pode destacar que o estudo de natureza quantitativa foi pioneiro quanto à identificação das características dos profissionais de cursos de Administração a distância, ressaltando que as e-competences necessárias para o profissional do ensino em EAD, a atuação do professor e a formação profissional do administrador estavam relacionadas as e-competences sociais, metodológicas e pessoais, o que corrobora a necessidade de novos estudos e pesquisas que suplantem as dificuldades e limitações encontradas nesta amostra específica. Esses resultados não impediram a verificação da validade discriminante. Ela foi realizada comparando-se as correlações bivariadas entre as variáveis com a raiz quadrada da variância média extraída do respectivo construto. Os resultados indicaram, neste caso, que apenas os construtos Social e Avaliativa tiveram análise favorável e com correlação adequada. Essas limitações não invalidam a pesquisa realizada, uma vez que a proposta não foi generalizar os resultados, e sim iniciar a discussão sobre a operacionalização do modelo frente aos diferentes agentes envolvidos na aprendizagem feita em EaD e sobre as e-competences envolvidas no processo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAdministradores – Formaçãopt_BR
dc.titleInfluência das e-competences de profissionais de educação a distância na formação de administradores na percepção dos alunospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples