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dc.contributor.advisorNizza Junior, Clodoaldo Lopes
dc.contributor.authorSilva, Wilton Teixeira da
dc.date.accessioned2020-03-27T05:33:54Z
dc.date.available2020-03-27T05:33:54Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/384
dc.description.abstractAs mudanças ocorridas ao longo do tempo, com a evolução tecnológica, industrial e digital, através da internet, telefonia celular, com o aumento da velocidade de informações e melhoria da eficiência logística, entre outros fatores ambientais, econômicos e sociais, têm alterado, ao longo do tempo, a forma como os indivíduos consomem produtos e serviços. Nesse sentido, este estudo analisou a influência da disponibilidade de recursos financeiros do consumidor sobre a compra impulsiva e a satisfação pós-compra, por meio da apresentação das seguintes hipóteses de pesquisa: H1: Quanto maior a compra impulsiva, maior a satisfação pós compra; H2: Quanto maior a disponibilidade de recursos financeiros, maior a tendência em efetuar compras por impulso; H3: Quanto maior a disponibilidade de recursos financeiros, maior a satisfação pós-compra. Foi feita uma pesquisa de natureza quantitativa e descritiva. Foram pesquisados 432 consumidores, logo após a realização de compras em supermercados localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, por meio de preenchimento de questionário testado e validado. Apesar de haver uma amostragem mínima prevista de 107 respondentes, o número alcançado foi de 432 respondentes, o que proporcionou relevância ao tamanho da amostra de pesquisa. Os dados coletados por meio do questionário padronizado foram tabulados e analisados estatisticamente com o auxílio dos softwares Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 19.0 e SmartPLS, versão 3.0. Primeiramente, foi realizada a análise estatística descritiva dos dados obtidos – apuração de média, desvio-padrão etc. das variáveis analisadas – e a verificação da consistência interna das escalas utilizadas. Em seguida, foi utilizada a técnica de Análise Fatorial por meio de Principal Axis Factoring, com rotação Varimax, com o objetivo de identificar possíveis dimensões dos construtos analisados, e a modelagem de equações estruturais, com o objetivo de testar as hipóteses de pesquisa propostas e expressas no modelo estrutural. O método Partial Least Squares (PLS) foi utilizado para testar as relações entre as variáveis analisadas nesta pesquisa. Por meio dos resultados obtidos, a hipótese H1, “Quanto maior a compra impulsiva, maior a satisfação pós-compra”, foi confirmada para ambos os sexos. A hipótese H2, “Quanto maior a disponibilidade de recursos financeiros, maior a compra impulsiva”, foi confirmada para os respondentes do sexo feminino e negada para os do sexo masculino. A hipótese H3, “Quanto maior a disponibilidade de recursos financeiros, maior a satisfação pós-compra”, foi confirmada para ambos os sexos. De posse dos resultados obtidos, acredita-se que este trabalho de pesquisa alcançou o objetivo proposto. Sugere-se, para trabalhos futuros, aprofundar pesquisas nos construtos de segunda ordem – Ansiedade, Poder e Prestígio, Satisfação com o Produto e Insatisfação com o Gasto – e replicar este estudo em outras praças, o que poderá contribuir para a evolução dos estudos em relação ao tema.pt_BR
dc.description.abstractThe changes that have occurred over time, with technological, industrial and digital evolution, through the internet, mobile telephony, the increase of information speed and the improvement of logistics efficiency, among other environmental, economic and social factors, have altered over time, the way individuals consume products and services. purchase satisfaction, by presenting the following research hypotheses: H1: The higher the impulsive purchase, the higher the post-purchase satisfaction; H2: The greater the availability of financial resources, the greater the tendency to make impulse purchases; H3: The greater the availability of financial resources, the greater the post-purchase satisfaction. A research of quantitative and descriptive nature was made. 432 consumers were surveyed, right after shopping in supermarkets located in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, by completing a tested and validated questionnaire. Although there was a minimum predicted sample of 107 respondents, the number reached was 432 respondents, which provided relevance to the size of the survey sample. Data collected through the standardized questionnaire were tabulated and statistically analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 19.0 and Smart PLS version 3.0 software. First, the descriptive statistical analysis of the obtained data was performed - averaging, standard deviation, etc. of the analyzed variables - and the verification of the internal consistency of the scales used. Next, we used the factor analysis technique using Principal Axis Factoring, with Varimax rotation, in order to identify possible dimensions of the analyzed constructs, and structural equation modeling, in order to test the proposed research hypotheses and expressed in the structural model. The Partial Least Squares (PLS) method was used to test the relationships between the variables analyzed in this research. Through the results obtained, hypothesis H1, “The higher the impulsive purchase, the higher the post-purchase satisfaction”, was confirmed for both sexes. Hypothesis H2, “The greater the availability of financial resources, the greater the impulsive buying”, was confirmed for female respondents and denied for male respondents. Hypothesis H3, “The greater the availability of financial resources, the greater the post-purchase satisfaction”, was confirmed for both sexes. With the results obtained, it is believed that this research work achieved the proposed objective. It is suggested, for future work, to deepen research in the second-order constructs - Anxiety, Power and Prestige, Satisfaction with the Product and Dissatisfaction with the Spending - and to replicate this study in other squares, which may contribute to the evolution of studies in relation to the theme.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumidores – Finanças pessoaispt_BR
dc.titleA influência da disponibilidade de recursos financeiros sobre a decisão de compra impulsiva e a satisfação pós-comprapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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