Desempenho do planejamento estratégico: um estudo em ambiência complexa
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Data
2017Autor
Vieira, Ernesto José
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Este estudo aborda o desempenho do planejamento estratégico em ambiência complexa, iniciando pelos quatro construtos determinantes no processo de planejamento: experiência e capacitação do sistema gerencial; adoção de técnicas de planejamento; atenção a condicionantes internas; atenção a condicionantes externas. Esses quatro construtos influenciam o construto intitulado grau de formalização dos sistemas de planejamento, que, por sua vez, interage com os seguintes construtos: grau de planejamento deliberado; integridade do planejamento; implementação e esforços de ajustes; resultados medidos pela firma; e o construto aprendizado com o planejamento. Por sua vez, este construto realiza a retroalimentação do primeiro construto: experiência e capacitação do sistema gerencial. A relação entre esses dez construtos constitui o modelo conceitual proposto pelo autor. Existe, porém, uma distância entre o grau de formalização dos sistemas de planejamento e a implementação e esforços de ajustes, caracterizados como GAP 1, além da distância entre a implementação e esforços de ajustes, e os reais resultados medidos pela firma, intitulados GAP 2. A problematização deste estudo consiste em pesquisar qual o grau de ajuste entre a formulação do planejamento estratégico (fatores de formulação e implementação) e os resultados medidos pela firma, verificados por GAP 1 e GAP 2 do modelo conceitual, segundo a percepção dos dirigentes. O objetivo geral deste trabalho consiste em contribuir para o entendimento do grau de ajuste e dos fatores que promovem os ajustes, entre o planejamento estratégico, a execução e os resultados medidos pela firma. A metodologia adotada é qualitativa, com estudo de casos múltiplos. Após o estudo de quatro empresas, concluiu-se que há evidências de que existem elementos típicos do modelo conceitual apresentado por este trabalho, e que as distâncias GAP 1 e GAP 2 são percebidas pelos dirigentes. Os resultados observados validaram as proposições teóricas iniciais do estudo. This study deals with the performance of strategic planning in a complex ambience, starting with the four determinant constructs in the planning process: experience and qualification of the management system, adoption of planning techniques, attention to internal constraints and attention to external constraints. These four constructs influence the construct titled degree of formalization of planning systems, which in turn interacts with constructs, degree of deliberate planning, integrity of planning, implementation and adjustment efforts, results measured by the firm, and the tenth construct learning with the planning, which in turn, performs the retro feeding of the first construct, experience and training of the management system. The relation between these ten constructs constitutes a conceptual model proposed by the author. There is, however, a gap between the degree of formalization of planning systems and the implementation and adjustment efforts, characterized as GAP 1; and other distance between the implementation and adjustment efforts, and the actual results measured by the firm, entitled GAP 2. The problem of this study is to investigate the degree of fit between the formulation of strategic planning (formulation and implementation factors) and the results measured by the firm, verified by GAP 1 and GAP 2 of the conceptual model, according to the perception of the managers. The general objective of this work is to contribute to the understanding of the degree of adjustment and the factors that promote the adjustments between the strategic planning, the execution and the results measured by the firm. The methodology adopted is qualitative, multiple case study. After the study of four companies, it was concluded that there are evidences that there are typical elements of the conceptual model presented by this work, and the distances GAP 1 and GAP 2 are perceived by the directors. The results validated the initial theoretical propositions of the study.