Valores, motivação, comprometimento e recompensas: proposição e avaliação de um modelo para associação de variáveis
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Data
2010Autor
Carneiro, Cláudia Luiza Guimarães
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O fenômeno da globalização, a incorporação cada vez maior de novas tecnologias e a alta
competitividade das empresas demandam modelos e padrões de administração que produzam
resultados superiores e elevada produtividade. Reconhece-se a importância do patrimônio
humano nas organizações, responsável por dirigir as ações e práticas que conduzem as
empresas a resultados surpreendentes. Nesse contexto, as organizações necessitam conhecer
as razões que direcionam a motivação e o comprometimento dos empregados, a fim de adotar
medidas que conduzam os indivíduos a produzirem os resultados desejados. Uma vez
identificados, as organizações poderão estimular os empregados a incorporarem os tipos de
motivação e comprometimento idealizados, a fim de alcançar resultados e desempenhos
superiores. No entanto, as pessoas são orientadas por valores distintos, sendo que essas
características repercutirão no tipo de motivação e comprometimento a ser estabelecido com a
organização. Os valores pessoais conduzirão os indivíduos a comportamentos variados, sendo
necessário avaliar se grupos de indivíduos dotados de valores similares tendem a incorporar
determinado comportamento em detrimento de outro. Além disso, um importante aspecto
relativo ao trabalho é a questão das recompensas, principalmente as extrínsecas, por
constituírem a forma mais concreta de reconhecimento do empregado. A presente pesquisa
propõe um modelo de avaliação das variáveis, a fim de identificar as associações existentes
entre elas. A partir da literatura pesquisada, foi construído um primeiro modelo relacional
hipotético para a investigação. Foram feitos três grupos de foco em caráter exploratório, com
o objetivo de se buscar uma melhor compreensão da relação entre as variáveis. Em seguida,
realizou-se um estudo quantitativo explicativo. Os indivíduos pesquisados tinham graduação
em áreas diversificadas e deveriam estar cursando ou ter cursado uma pós-graduação lato
sensu ou stricto sensu. Além disto, estavam empregados em alguma organização ou
exercendo algum tipo de atividade profissional. A investigação das hipóteses ocorreu a partir
das informações levantadas por meio de um questionário fechado, ajustado após a realização
de um pré teste. Foram entrevistadas 441 pessoas em dezembro de 2009, estudantes dos
cursos de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu de diversas instituições localizadas em
Belo Horizonte (MG) e na Região Metropolitana. Do total, 20% dos questionários foram
aplicados por meio eletrônico e 80% pessoalmente. Os dados coletados foram tratados
utilizando-se ferramentas da estatística multivariada. Pressupõe-se, com base nas conclusões
da pesquisa, que o componente recompensas produz efeito mais representativo na motivação
dos indivíduos do que os valores pessoais. Além disso, a delimitação de clusters de indivíduos
com valores homogêneos, porém heterogêneos comparados aos demais grupos, permitiu a
constatação de que os indivíduos se comportam de maneira distinta frente às variáveis –
motivação, comprometimento, desempenho e recompensas –, de acordo com os valores
internalizados. Conclui-se que o campo da pesquisa em questão encontra-se em terreno fértil,
com grandes possibilidades de investigações que explorem as diversas interações dos
construtos com as variáveis organizacionais. The phenomenon of globalization, the incorporation of new technologies and the high
competitiveness of organizations demand for models and systems of management which
produce superior results and high productivity. It is important to recognize the value of human
assets in organizations, responsible for directing the actions and practices that lead companies
to surprising results. In this context, organizations must try to understand the reasons that
drive the motivation and commitment of their employees to identify measures that lead
individuals to produce the desired results. Once identified, the organizations will be able to
stimulate their employees on incorporating the kinds of motivation and commitment idealized
to achieve the results and a better performance. However, people are guided by different
values, and these characteristics will impact on the kind of motivation and commitment to be
established with the organization. Personal values will lead individuals to various behaviors
and it is necessary to assess whether groups of individuals with similar values tend to
incorporate a certain behavior over others. Another important aspect of the work relates with
reward issues, specially, extrinsic rewards, because it represents one of the more concrete
types of recognition of the employee. This research proposes an evaluation model of variables
in order to identify associations between them. The hypothetic model was constructed based
on the literature. Three focus groups were done to look for a better understanding of the
relationship between the variables. Then there was a quantitative study explanatory. The
people who were involved in the research had graduation in many different areas and their
scholarity should have post-graduation in course or completed. They also had to be working
or involved in any professional activity. The investigation of the hypotheses were done
thought the data collected by a closed questionaire, fixed after a pre-test. There were 441
students in post-graduation courses from Belo Horizonte and metropolitan region,
interviewed, on December 2009. From the amount of questionaires, 20% were received by email
and 80% were applied personally, during the classes. The data collected was processed
using multivariate statistical tools. The conclusions of the research show that the rewards
produced an effect more representative in the motivation of individuals than personal values.
In the delineation of clusters of individuals who’s homogeneous, but heterogeneous compared
with other groups, led to the finding that individuals behave differently with the variables –
motivation, commitment, performance and rewards – according to the values internalized.
The field of the research in question lies in fertile ground, with great potential for research to
explore the various interactions with other constructs of organizational variables.