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dc.contributor.advisorReis Neto, Mário Teixeira
dc.contributor.authorMapa, Núbia Cristina Rodrigues
dc.date.accessioned2020-04-28T11:23:50Z
dc.date.available2020-04-28T11:23:50Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/426
dc.description.abstractAs organizações têm vivenciado uma crise no que tange ao aumento da fraude. Este estudo analisa a tendência para fraude organizacional a partir de aspectos relacionados ao indivíduo, ao ambiente organizacional e a aspectos morais. A tese sustenta que o julgamento moral, formado pelos valores individuais, traços de personalidade, percepção de controles internos e percepção de clima ético organizacional, é influenciado pela percepção moral de orientação deontológica e teleológicas, e que esse implica na tendência para fraude organizacional. A pesquisa é quantitativa, aplicada em empresas brasileiras a partir de uma amostra de N=264 questionários respondidos e validados. A análise dos dados foi realizada por meio da Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) e inclui a avaliação da relação entre variáveis latentes, mensuradas por uma série de variáveis observáveis. Os constructos personalidade, percepção de clima ético e percepção de controles internos foram mais importantes para a formação do constructo julgamento moral do que o constructo valor individual, que apresentou baixa contribuição. A percepção moral de orientação deontológica influenciou de forma positiva e significativa o julgamento moral, enquanto a percepção moral de orientação teleológica contribuiu negativamente. A relação entre os dois constructos tem força moderada. O julgamento moral apresentou relação negativa com a tendência para fraude organizacional, com relação fraca entre os dois constructos. Do ponto de vista epistemológico, a pesquisa visou representar a realidade estudada sobre fraude organizacional. Do ponto de vista ontológico, a pesquisa buscou entender melhor a relação entre os fenômenos, importância de cada constructo e sua relevância para a tendência para a fraude organizacional e para o estudo do processo de racionalização do indivíduo no momento de uma decisão ética. Do ponto de vista gerencial, o modelo pode ser um ponto de partida para o estudo mais aprofundado do processo de racionalização, um dos vértices do “Triângulo da Fraude”, trazendo para as organizações elementos a serem observados no seu dia-a-dia. Do ponto de vista social, configura-se como um importante marco para o estudo do comportamento do indivíduo nas organizações e a relação com a tendência para fraude uma vez que se trata de um tema relevante para a sociedade mundial e muito em voga no momento.pt_BR
dc.description.abstractOrganizations have been experiencing a crisis in the rise of fraud. This study analyzes the tendency for organizational fraud based on aspects related to the individual, the organizational environment and moral aspects. The thesis holds that moral judgment, formed by individual values, personality traits, perception of internal controls and perception of organizational ethical climate is influenced by moral perception of deontological and teleological orientation, and that this implies a tendency for organizational fraud. The research is quantitative, applied in Brazilian companies, from a sample of N=264 questionnaires answered and validated. Data analysis was performed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) and includes the evaluation of the relationship between latent variables, measured by a series of observable variables. The personality, perception of ethical climate and perception of internal controls constructs were more important for the formation of moral judgment construct than the individual value construct, which presented low contribution. Moral perception of deontological orientation positively and significantly influenced moral judgment, while moral perception of teleological orientation contributed negatively. The relationship between the two constructs has moderate strength. Moral judgment was negatively related to the tendency for organizational fraud, with a weak relationship between the two constructs. From the epistemological point of view, the research aimed to represent the reality studied about organizational fraud. From an ontological point of view, the research sought to better understand the relationship between phenomena, importance of each construct and its relevance to the for organizational fraud and to study the process of rationalization of the individual at the moment of an ethical decision. From the managerial point of view, the model can be a starting point for a deeper study of the rationalization process, one of the vertices of the “Fraud Triangle”, bringing to the organizations elements to be observed in their daily lives. From the social point of view, it is an important milestone for the study of the behavior of the individual in organizations and the relationship with the tendency to fraud, since it is a relevant topic for world society and very much in vogue at the moment.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProcesso decisório - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectÉtica empresarialpt_BR
dc.subjectFraudept_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.titleTendência para fraude organizacional a partir do estudo de aspectos individuais, situacionais e moraispt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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