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dc.contributor.advisorMonteiro, Plínio Rafael Reis
dc.contributor.authorSantos, Márcio Bambirra
dc.date.accessioned2020-05-05T10:59:15Z
dc.date.available2020-05-05T10:59:15Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/429
dc.description.abstractA tese apresenta as principais contribuições de pesquisadores e instituições que criaram ou participaram de mainstreans relativos à estratégia em modelos de referência alinhados com a inovação, melhoria contínua, sistemas de produção, métodos de gestão e padrões voltados para a maior competitividade das organizações. Da gestão tradicional (Traditional Management - TM) à Teoria das Restrições (Constraints Management-CM), passando pela gestão da Qualidade (Quality Management-QM ou TQM) e Capacidades Dinâmicas (adaptações em processos internos, inovação e aprendizado), as melhores práticas de gestão e seus resultados sempre foram alvo de discussões para demonstrar que uma das linhas era, de fato, uma mudança de paradigma. Há mais de 40 anos, tem-se o movimento dos “empacotamentos das práticas ideais” comuns na orientação de soluções personalizadas às organizações, fortalecido com o surgimento de pacotes como a ISO 9000/14000/18000 (considerado um Sistema de Gestão Integrado, SGI), MBQNA (Malcolm Baldridge Quality Awards), MEG (Modelo de Excelência na Gestão), WCM (World Class Manufacturing), EFQM (European Foundation Quality Management), dentre outros. Alguns deles, como as normas ISO ou as best practices do MEG (FNQ) suscitaram estruturas que irradiaram e multiplicaram modelos de referência e adotados em muitos países, com várias instituições que promovem anualmente a premiação das empresas que obtiveram os melhores resultados em suas gestões. O modelo apresentado, e objetivo desse trabalho, é o Modelo de Excelência na Gestão (MEG – FNQ), adotado pelo Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), existente desde 2003, no estado de Minas Gerais, Brasil, no procedimento anual de avaliação e premiação de organizações que o utilizam. Por um lado, são apresentados os requisitos básicos contidos em cada critério do modelo e a forma como eles se relacionam como processos gerenciais. Por outro, o teste produzido na massa de dados de 52 empresas discute o alcance que os processos gerenciais produzem nos resultados esperados pelas organizações. Na modelagem estatística desenvolvida na parametrização da rede nomológica são apresentadas as estratificações de cada um dos requisitos gerenciais dos critérios de excelência das análises realizadas pelos examinadores nos diversos ciclos, como o enfoque, a aplicação, o aprendizado e a integração, considerados como fatores de avaliação. Constata-se, pelos indicadores estatísticos utilizados, que há uma aderência significativa entre as práticas de gestão do modelo do PMQ, com a obtenção de resultados e seus desdobramentos em relevância, tendência e nível atual, com impacto positivo nas organizações participantes.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis presents the main contributions of researchers and institutions that have created or participated in mainstream strategy regarding reference models aligned with innovation, continuous improvement, production systems, management methods and standards aimed at increased competitiveness of organizations. Traditional management (Traditional Management - TM) to the Theory of Constraints (Constraints Management-CM), through the Quality Management (QM-Quality Management or TQM) and Dynamic Capabilities (internal adaptation processes, innovation and learning), the best management practices and their results have always been the subject of discussions to demonstrate that one of the lines was indeed a paradigm shift. For over 40 years, has been the movement of “bundling practices ideals” common orientation of customized solutions to organizations, with the emergence of packages such as ISO 9000/14000/18000 (considered an Integrated Management System , GIS) , MBQNA (Malcolm Baldridge Quality Awards) , MEG (Modelo de Excelência na Gestão) , WCM (World Class Manufacturing), EFQM (European Foundation Quality Management) , among others . Some of them, such as ISO standards or best practices for MEG (FNQ) raised structures that radiated and multiplied reference models and adopted in many countries, with inst itutions that promote the award annually to companies that have achieved the best results in their management. The presented model and goal of this work is the Modelo de Excelência Gestão (MEG - FNQ), adopted by the Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), existing since 2003 in the state of Minas Gerais, Brazil, in the annual evaluation process and awards from organizations that use it. On the one hand, lists the basic requirements contained in each criterion of the model and how they relate with the management processes. On the other, the test produced in mass data of 52 companies discusses the scope management processes that produce the results expected by the organizations. In statistical modeling developed in the parameterization of the nomological network stratifications of each of the managerial requirements of the criteria of excellence of the analyzes performed by examiners in different cycles, such as the focus , implementation , learning and integration , considered as evaluation factors are presented . It appears, by the statistical indicators used, there is a significant adhesion between the management practices of the PMQ model, with getting results and their consequences in importance, trend and current level, with a positive impact on participating organizations.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleModelos de referência para a performance organizacional: uma investigação do modelo de excelência da gestão (MEG-FNQ) aplicado no programa mineiro da qualidade e produtividade (PMQP)pt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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