Estilos de liderança e o desempenho dos liderados
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Data
2014Autor
Araújo, Rejaine Nélia de
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Liderança e desempenho são temas de destaques tanto para as organizações do século XXI que, inseridas em ambientes cada vez mais incertos e competitivos, se veem obrigadas a buscarem cada vez mais alguma vantagem competitiva quanto para a academia, aonde vêm sendo estudados com veemência, desde os anos iniciais do atual século.
Neste trabalho, buscou-se investigar a influência dos Estilos de Liderança Transformacional; Transacional e Laissez-Faire no desempenho do liderado. Para isso foi selecionada uma amostra por conveniência, sendo constituída por líderes e liderados de três empresas distintas, denominadas aqui como empresas A, B e C. Todas são do setor de comércio e serviço da região metropolitana de Belo Horizonte, sendo, respectivamente, entidade de classe e empresas privadas, com segmento em serviços de Call Center e software. Ao todo, foram pesquisadas 309 pessoas, sendo 8 líderes e 101 liderados da empresa A; 8 líderes e 101 liderados da empresa B; e 13 líderes e 94 liderados da empresa C.
Os dados referentes à liderança foram coletados por meio de um questionário, de autoria de Bass e Avolio (1990) denominado de Multifactor Leadership Questionarie. Para coleta de dados referente à polaridade desempenho, foram usados alguns itens do questionário desenvolvido por Reis Neto et al. (2012). Tal instrumento foi adaptado para essa pesquisa com inclusão de questões sobre desempenho contextual, tendo como referência os estudos de Brief e Motowidlo (1987) sobre comportamentos pró-sociais e as cinco categorias do desempenho desenvolvidas por Borman e Motowidlo (1993).
Os dados foram tratados e analisados por meio da abordagem PLS (Partial Least Square) que tem sido mencionada como uma técnica de modelagem suave com o mínimo de demanda, considerando as escalas de medidas, o tamanho amostral e distribuições residuais (MONECKE et al., 2012).Para Modelagem de Equações Estruturais via método PLS foi utilizada função plspm() do pacote plspm do software R (versão 3.0.3).
O principal contributo deste trabalho foi o de analisar a influência de determinados estilos de liderança sobre o desempenho dos liderados nas vertentes tarefa e contexto. Somado a isso tal estudo caracteriza teórica e empiricamente a importância da liderança e do desempenho para a sociedade contemporânea.
O resultado da pesquisa evidenciou que na amostra global o estilo de Liderança Transformacional, ao contrário da Transacional e da Laissez-Faire, exerce uma influência significativa e positiva sobre a Liderança de Resultado. Assim, quanto maior é a Liderança Transformacional, maior tende a ser a Liderança de Resultado. No que se refere ao Desempenho, os resultados sugerem uma influência significativa e positiva da Liderança de Resultado, tanto na vertente Tarefa quanto na Contexto, sendo tal influência estatisticamente a mesma entre as três empresas pesquisadas. Por fim, constatou-se, na análise multigrupo, que a influência do Estilo Transformacional sobre a Liderança de Resultados foi estatisticamente a mesma entre as empresas estudadas, enquanto que o Estilo Transacional, em uma das empresas, apresentou uma influência significativa e positiva sobre a Liderança de Resultados, diferentemente das outras duas empresas pesquisadas. Em nenhuma das empresas houve influência significativa do Estilo Laissez-faire sobre a Liderança de Resultados. Leadership and performance subjects are highlights for organizations of XXI century, set in increasingly uncertain and competitive environments, find themselves obliged to seek more and more as a competitive advantage to the gym, where they have been studied vehemently, since the early years of the present century.
In this study, we sought to investigate the influence of Transformational Leadership Styles; Transactional and laissez-faire in performance led. For this we selected a convenience sample and consists of leaders and led to three separate companies, called here as companies A, B and C. All are from the commercial sector and service the metropolitan region of Belo Horizonte, with, respectively, entity and class private companies, with segment call center software and services. In all, 309 people were surveyed, 8 leaders and led 101 of the enterprise; 8 leaders and led 101 of Company B; and 13 leaders and 94 led the company C.
Data on leadership were collected through a questionnaire, written by Bass and Avolio (1990) called the Multifactor Leadership questionnaire. To collect data on the performance polarity analyzed some items of the questionnaire developed by Reis Neto et al. (2012). This instrument was adapted for this research with inclusion of questions about contextual performance, with reference to the study Brief and Motowidlo (1987) on prosocial behavior and the five categories of performance developed by Borman and Motowidlo (1993).
The data were processed and analyzed using the PLS approach (Partial Least Square) which has been referred to as a soft-modeling technique with minimal demand, considering the scales of measures, the sample size and residual distributions (MONECKE et al., 2012) .For Structural Equation Modeling via PLS method was used plspm function () of plspm package R software (version 3.0.3).
The main contribution of this work was to analyze the influence of certain leadership styles on the performance of led hillsides task and context. Added to this study characterizes such theoretically and empirically the importance of leadership and performance for contemporary society.
The result of this research showed that the bulk sample the Transformational Leadership style, unlike transactional and laissez-faire, has a significant and positive influence on the result of Leadership. Thus, the higher is the Transformational Leadership, the greater will be the result of Leadership. With regard to performance, the results suggest a significant and positive influence Results Leadership, both in the present and in the task context and this influence statistically the same among the three companies surveyed. Finally, it was found, in multi-group analysis, that the influence of Style Transformational Leadership on the results was statistically the same among the companies studied, while the Transactional Style, in one of the companies showed a significant and positive influence on results of leadership, unlike the other two companies surveyed. In none of the companies significantly influence the Laissez-faire style on the results of Leadership.