dc.contributor.advisor | Reis Neto, Mário Teixeira | |
dc.contributor.author | Conti, Bruno Resende De | |
dc.date.accessioned | 2020-05-06T18:09:43Z | |
dc.date.available | 2020-05-06T18:09:43Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/440 | |
dc.description.abstract | Buscar maneiras de aumentar o desempenho dos funcionários é uma questão de grande
interesse para as organizações. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal
analisar os efeitos dos valores pessoais, do tipo de remuneração e das metas sobre o
desempenho dos indivíduos e a influência dos valores pessoais na escolha da remuneração e
no desempenho por meio de um experimento com a utilização de teste com anagramas. Para a
pesquisa, foi realizado um experimento com alunos e funcionários de uma universidade
particular em Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada por meio de um modelo
marginal log-linear de Liang e Zeger (1986) com o auxílio do software R. Os resultados
obtidos sinalizam que o tipo de remuneração e a utilização de metas não tiveram influência
sobre o desempenho dos indivíduos, mas os indivíduos que escolheram a remuneração
variável, que se baseia no desempenho, apresentaram um resultado 29% maior do que os
indivíduos que escolheram a remuneração fixa. Os indivíduos do gênero masculino tiveram
um desempenho 25,9% maior que os de gênero feminino e os indivíduos que já haviam feito
atividades com anagramas tiveram um desempenho 19% superior aos indivíduos que nunca
haviam feito esse tipo de atividade. Os indivíduos com um maior grau de benevolência
apresentaram um desempenho 14% pior. A experiência adquirida pelos indivíduos durante o
experimento foi determinante para que parte deles mudasse sua preferência pelo tipo de
remuneração, demonstrando que houve uma busca do equilíbrio entre a remuneração e o seu
desempenho em função da sua habilidade, comprovando que o desempenho também
influencia a escolha pelo tipo de remuneração. | pt_BR |
dc.description.abstract | Seek ways to increase the performance of the employees is a matter of great interest to
organizations. Thus, this work had as main objective to analyze the effects of personal values,
the type of remuneration and of the goals on the performance of individuals and the influence
of personal values in choosing the remuneration and performance through an experiment with
the use of test with anagrams. For the survey, was conducted an experiment with students and
staff of a private University in the State of Minas Gerais. Data analysis was performed by
means of a marginal log-linear model of Liang and Zeger (1986) with the aid of the R
software. The results obtained indicate that the type of remuneration and the use of targets had
no influence on the performance of individuals, but individuals who have chosen the variable
remuneration, which is based on performance, presented a result 29% higher than the
individuals who choose the standard fee. The male individuals had a 25.9% higher
performance than the female gender and individuals who had done activities with anagrams
had a 19% performance superior to individuals who had never done this type of activity.
Individuals with a greater degree of goodwill presented a 14% worse performance. The
experience gained by individuals during the experiment was crucial to that part of them
changed their preference for type of remuneration, demonstrating that there was a search for
balance between remuneration and performance on the basis of their ability, proving that
performance also influences the choice by the type of remuneration. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Salários | pt_BR |
dc.title | A influência dos valores, do tipo de remuneração e das metas sobre o desempenho individual: um experimento em uma IES em Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |