dc.contributor.advisor | Vidigal, Frederico | |
dc.contributor.author | Cavini, Cícero Ricci | |
dc.date.accessioned | 2020-05-07T11:25:56Z | |
dc.date.available | 2020-05-07T11:25:56Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/442 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho abordou a Orientação para o Mercado e o Relacionamento com o cliente
para inovação no setor bancário brasileiro que, devido ao seu crescimento, está em processo
de internacionalização. O objetivo geral dessa dissertação foi analisar as características de
inovação de Instituições Financeiras orientadas para o mercado, especificamente mapear
modelos inovadores de relacionamento, confrontar o discurso dos gerentes com a percepção e
expectativas dos consumidores e, por fim, apresentar um modelo teórico-referencial
característico para o segmento bancário. A proposta metodológica foi realizar uma pesquisa
quali-quanti; onde a etapa qualitativa contemplou três Instituições Financeiras pesquisadas
para mensurar a Orientação para o Mercado segundo Day (2001). Foram ouvidos gerentes por
meio de entrevista em profundidade abarcando 11 questões acerca da inovação no
relacionamento com o cliente e o status de internacionalização de suas Instituições. Os
resultados dessas entrevistas foram analisados em três ferramentas distintas do software Atlas
TI e, posteriormente, utilizados para formular um questionário survey, da etapa quantitativa,
onde o público em geral pudesse concordar ou discordar das afirmações para posterior
confronto de resultados entre as duas fases e públicos da pesquisa. Os questionários enviados
aos consumidores de bancos foram analisados estatisticamente utilizando-se de análise
estatística descritiva, análise de comparação das variáveis da escala Likert de cinco pontos e,
por fim, uma análise de agrupamento. Os resultados demonstraram que as empresas bancárias
nacionais em internacionalização possuem sua orientação voltada para o mercado, observando
seus clientes, concorrentes, fornecedores e funcionários para estabelecerem suas estratégias de
negócios. A pesquisa permitiu apontar diretrizes em relação à inovação no relacionamento
com o cliente, no sentido de entender as necessidades desse público, tomando por base o
arcabouço teórico utilizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study addressed the Market Driven Organization and Customer relations for innovation
in the Brazilian banking sector, due to its growth, it is in the process of internationalization.
The overall objective of this thesis was to analyze the financial institutions of innovative
features market driven, specifically map out innovative models of relationship, confront the
discourse of managers with the perception and expectations of consumers and, finally, has the
typical theoretical reference model for the banking sector. The methodology was to conduct a
qualitative and quantitative research; where the qualitative stage included three financial
institutions surveyed to measure market driven according to Day (2001). They were heard
managers through in-depth interview covering 11 questions about innovation in customer
relations and the internationalization status of its institutions. The results of these interviews
were analyzed in three distinct tools of the Atlas IT software and then used to formulate a
survey questionnaire, the quantitative stage where the general public could agree or disagree
with statements for subsequent comparison of results between the two phases and public
research. The questionnaires to consumers banks were statistically analyzed using descriptive
statistics, scale of the variables comparison analysis Likert five points and finally a cluster
analysis. The results showed that the national banking companies in their internationalization
have focused market orientation, noting their customers, competitors, suppliers and
employees to establish their business strategies. The research allowed pointing out guidelines
for innovation in the customer relationship, to understand the needs of this audience, based on
the theoretical framework used. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing de relacionamento | pt_BR |
dc.subject | Bancos – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Clientes | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Clientes - Fidelização | pt_BR |
dc.title | Orientação para o mercado e relacionamento com o cliente: um estudo para inovação nos bancos em internacionalização | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |