Inteligência competitiva e cooperação na percepção de gestores da indústria hoteleira da cidade de Ouro Preto-MG
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Carvalho, Cristiane de Souza
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo principal analisar o processo de geração de
inteligência competitiva no setor hoteleiro do município de Ouro Preto, Minas
Gerais, na visão dos gestores. Isso se baseou no fato de que a inteligência
competitiva tem sido utilizada com o objetivo de ajudar os tomadores de decisões
estratégicas a reduzirem os riscos de falhas das estratégias a serem formuladas e
implementadas. A pesquisa realizada teve caráter descritivo, de natureza
quantitativa e qualitativa, considerando o estudo do caso da indústria hoteleira de
Ouro Preto-MG. Foi reutilizado o questionário proposto e testado em outro estudo
de inteligência competitiva realizado no arranjo produtivo local (APL) de eletrônica
de Minas Gerais. O critério de escolha dos respondentes da pesquisa foi definido
por acessibilidade, analisando-se características a respeito dos fatores
relacionados ao processo de inteligência competitiva utilizando-se estatística
descritiva e multivariada, por meio do software International Business Machines
(IBM) StatisticalPackage for Social Sciences SPSS Statistics®. A pesquisa
atendeu aos seus objetivos propostos e os resultados encontrados revelam o
entendimento de que ocorre a geração de inteligência competitiva relativa às
dimensões de macro e microambiente organizacional no setor hoteleiro da cidade
de Ouro Preto e como se dá esse processo. Os principais fatores relevantes
encontrados para os gestores entrevistados estão relacionados a: importância em
saber sobre ambiente econômico, ambiente legal e legislação ambiental, novos
entrantes, produtos substitutos e meio ambiente e ao interesse em trocar
informações, ideias ou sugestões sobre política, indicadores sociais e legislação.
Logo, o estudo contribui para a discussão prática e teórica acerca da inteligência
competitiva e busca por compartilhamento de informação. Novos estudos são
propostos a partir desta pesquisa. The main purpose of this study was to analyze the process of generating
competitive intelligence in the hotel industry in the municipality of OuroPreto,
Minas Gerais, from the managers’ perspective. This study was carried out taking
into consideration the fact that competitive intelligence has been used to help
strategic decision makers minimize the risks in these strategies when these are
being formulated and implemented. The present research has a descriptive
format, a quantitative and qualitative nature, considering the case study in the
hotel industry in Ouro Preto-MG. It was reused a questionnaire proposed and
tested in another study about competitive intelligence in an Electronics local
productive facility in Minas Gerais. The criterion used in choosing the respondents
was defined by accessibility, analyzing characteristics related to the many factors
associated with the competitive intelligence process using descriptive and
multivariate statistics, through a software called International Business Machines
(IBM) Statistical Package for Social Sciences SPSS Statistics®. The research met
the proposed objective and the results found point to the understanding that
competitive intelligence is generated in relation to the dimensions of macro and
micro organizational environment in the hotel industry in the city of Ouro Preto,
and how this process unfolds. The main relevant factors found, according to the
managers surveyed, are related to the importance of having knowledge about the
economic and legal environment, environmental legislation, new entrants,
substitute products and environment, and to the interest in exchanging
information, ideas or suggestions about politics, social indicators and legislation.
Hence, this study contributes to the practical and theoretical discussion on
competitive intelligence and the sharing of information. New studies are proposed
from this research.