Consumo inovador e serviços bancários: adoção de serviços das FinTechs
Data
2019Autor
Araújo, Liliane Andrade
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A inovação é responsável por fomentar diversas formas e velocidade das informações que
chegam para o consumidor e permite uma interação entre os usuários de determinada marca ou
serviço. A inovação possibilitou a inter-relação entre todos os consumidores, por meio das redes
sociais e da internet, e a comunicação passou a ser transparente. Diante desse cenário, o setor
bancário vem sofrendo inúmeras rupturas entre o tradicional e os serviços ofertados
digitalmente. Dessa forma, ao longo das últimas décadas, as diversas inovações envolveram a
adoção de novas tecnologias que modificaram a prestação de serviços e a interação entre o
usuário e seu banco. Nesse aspecto inserem-se as Fintechs Financial startup e o Online Banking
(banco virtual). Esta pesquisa baseou-se na análise de 140 respondentes usuários de serviços
bancários tradicionais e Fintechs, analisado por meio de survey. Assim, o banco de dados foi
composto por esses 140 respondentes e por 44 variáveis, sendo 16 variáveis de caracterização
e 21 variáveis relacionadas a cinco constructos (Risco Percebido, Confiança na Marca, Intenção
de Compra, Valor Utilitário, Valor Hedônico). Dessa análise resultaram três artigos: no
primeiro mostra-se que os serviços de Fintechs, pela sua flexibilidade, celeridade, benevolência
e inclusividade, baixo custo com qualidade e acessibilidade, são favoráveis ao indivíduo
marginalizado e à pessoa física ou do setor de micro e pequenas empresas no mercado
tradicional. No segundo artigo discute-se como o consumidor é influenciado por valores
hedônicos, utilitários ou ambos, ao consumir produtos ou serviços tecnológicos. E no terceiro
artigo demonstra-se que a Confiança na Marca exerce influência significativa e positiva sobre
o Risco Percebido. Assim, quanto maior o indiciador Confiança na Marca maior tenderá ser o
indicador Risco Percebido, o que é capaz de explicar a variabilidade do Risco Percebido. Além
disso, a Confiança na Marca, o Valor Utilitário, o Valor Hedônico e o Risco Percebido foram
capazes de explicar 83,7% da variabilidade da Intenção de Compra. Novos estudos são
sugeridos a cada artigo que compõe a dissertação aqui organizada. Innovation is responsible for fostering the various forms and speed of information that reaches
the consumer and allows interaction between users of a particular brand or service. Innovation
made possible an inter-relationship between all the consumers. Through the internet and social
networks, communication became transparent. Given this scenario, the banking sector has been
suffering numerous disruptions between the traditional bank and the services offered by digital
services. Thus, over the last decades, the various innovations have involved the adoption of new
technologies that have modified service delivery and user interaction, including the Fintechs
Financial startup and Online Banking. This survey was based on the analysis of 140 traditional
banking’susers and Fintechs. As was said, the database consisted of 140 respondents and 44
variables, 16 characterization variables and 21 variables related to 5 constructs (Perceived Risk,
Brand Trust, Purchase Intention, Utility Value, Hedonic Value). The study is composed of three
articles: the first article shows that Fintechs services, because its flexibility, speed, benevolent
and inclusive, low cost with quality and accessibility, are favorable to the marginalized
individual as individuals and micro and small sector companies in the traditional market. The
second articlediscusseshow the consumer is influenced by hedonic values, utilities or both,
when consuming technological products or services. In the third article, it is noted that brand
trust has a significant and positive influence on perceived risk. Thus, the higher the indicator
“brand trust”, the higher the “perceived risk” indicator will tend, to explain the variability of
the brand and perceived risk to explain the variability of the brand, perceived risk. In addition,
Brand Trust, Utility Value, Hedonic Value and Perceived Risk were able to explain 83.7% of
the Purchase Intention variability. New studies are suggested in each article that composes the
dissertation organized here.