Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMesquita, José Marcos Carvalho de
dc.contributor.authorMendonça, Luiza Chagas de
dc.date.accessioned2020-05-15T21:30:28Z
dc.date.available2020-05-15T21:30:28Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/463
dc.description.abstractObserva-se, nos últimos anos, que os conceitos de estratégia e de gestão estratégica alteraram em relação ao controle e à gestão dos processos e indicadores da organização. A alteração está relacionada ao formato como a organização mensura seus resultados, antes somente financeiros e atualmente incluídos novos indicadores relacionados a cliente, aprendizado e processos internos. Alguns estudos apontam que as empresas obtêm melhor desempenho em função dos recursos possuídos por elas que os concorrentes têm dificuldade de imitar. Considera-se como instigante a procura pela resposta do que leva uma organização a ter melhor desempenho que outras, especialmente após a alteração do conceito de que o melhor desempenho poderia ser medido apenas com os indicadores financeiros. O presente estudo analisa a influência da tipologia estratégica e competências organizacionais sobre o desempenho em empresas do ramo de joias, semijoias e bijuterias no intuito de colaborar para a harmonização desses temas. Para atender a este objetivo geral de trabalho, serão classificadas as empresas estudadas de acordo com o perfil estratégico adotado, apontadas as competências organizacionais do ramo estudado, avaliadas com relação à percepção do gestor, o desempenho das empresas e, por fim, identificadas as relações entre os conceitos. Foi realizada inicialmente uma fase qualitativa que pretende identificar as competências organizacionais do ramo e, posteriormente, uma pesquisa quantitativa, aplicando-se um questionário e, por meio da análise dos dados, pretendeu-se identificar as influências e relações dos conceitos. Os resultados mostram que não existe efeito da tipologia estratégica adotada pelas pequenas empresas do setor de joias, semijoias e bijuterias no desempenho. Contudo, as competências técnicas, gerenciais e comerciais têm efeito no desempenho desse setor.pt_BR
dc.description.abstractIt has been observed in recent years that the concepts of strategy and strategic management have changed in relation to the control and management of the organization's processes and indicators. The change is related to the way the organization measures its results, previously only financial and currently included new indicators related to customer, learning and internal processes. Some studies indicate that companies perform better because of the resources they have that competitors find it difficult to imitate. The quest for response is considered to be instigating, which leads one organization to perform better than others, especially after changing the concept that the best performance could be measured only by financial indicators. The present study analyzes the influence of the strategic typology and organizational competencies on the performance in companies of the jewelry, semi-jewelery and costume jewelery industry, in order to collaborate in the harmonization of these themes. In order to meet this general work objective, the companies studied will be classified according to the strategic profile adopted, pointing out the organizational competencies of the field studied, evaluated in relation to the manager's perception, the performance of the companies and finally identified the relationships between the Concepts. A qualitative phase was carried out initially, which aims to identify the organizational competencies of the branch and then a quantitative research, applying a questionnaire and, through the analysis of the data, it is intended to identify the influences and relations of the concepts. The results show that there is no effect of the strategic typology adopted by small companies in the sector of jewels, semi jewels, and imitation jewelry. However, the technical, managerial, and commercial competencies have effect on the performance of this sector.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectJoias - Comérciopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleInfluência da tipologia estratégica e competências organizacionais sobre o desempenho: estudo no setor de joias, semijoias e bijuteriaspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples