dc.contributor.advisor | Mesquita, José Marcos Carvalho de | |
dc.contributor.author | Mendonça, Luiza Chagas de | |
dc.date.accessioned | 2020-05-15T21:30:28Z | |
dc.date.available | 2020-05-15T21:30:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/463 | |
dc.description.abstract | Observa-se, nos últimos anos, que os conceitos de estratégia e de gestão estratégica
alteraram em relação ao controle e à gestão dos processos e indicadores da
organização. A alteração está relacionada ao formato como a organização mensura
seus resultados, antes somente financeiros e atualmente incluídos novos indicadores
relacionados a cliente, aprendizado e processos internos. Alguns estudos apontam
que as empresas obtêm melhor desempenho em função dos recursos possuídos por
elas que os concorrentes têm dificuldade de imitar. Considera-se como instigante a
procura pela resposta do que leva uma organização a ter melhor desempenho que
outras, especialmente após a alteração do conceito de que o melhor desempenho
poderia ser medido apenas com os indicadores financeiros. O presente estudo analisa
a influência da tipologia estratégica e competências organizacionais sobre o
desempenho em empresas do ramo de joias, semijoias e bijuterias no intuito de
colaborar para a harmonização desses temas. Para atender a este objetivo geral de
trabalho, serão classificadas as empresas estudadas de acordo com o perfil
estratégico adotado, apontadas as competências organizacionais do ramo estudado,
avaliadas com relação à percepção do gestor, o desempenho das empresas e, por
fim, identificadas as relações entre os conceitos. Foi realizada inicialmente uma fase
qualitativa que pretende identificar as competências organizacionais do ramo e,
posteriormente, uma pesquisa quantitativa, aplicando-se um questionário e, por meio
da análise dos dados, pretendeu-se identificar as influências e relações dos conceitos.
Os resultados mostram que não existe efeito da tipologia estratégica adotada pelas
pequenas empresas do setor de joias, semijoias e bijuterias no desempenho.
Contudo, as competências técnicas, gerenciais e comerciais têm efeito no
desempenho desse setor. | pt_BR |
dc.description.abstract | It has been observed in recent years that the concepts of strategy and strategic
management have changed in relation to the control and management of the
organization's processes and indicators. The change is related to the way the
organization measures its results, previously only financial and currently included new
indicators related to customer, learning and internal processes. Some studies indicate
that companies perform better because of the resources they have that competitors
find it difficult to imitate. The quest for response is considered to be instigating, which
leads one organization to perform better than others, especially after changing the
concept that the best performance could be measured only by financial indicators. The
present study analyzes the influence of the strategic typology and organizational
competencies on the performance in companies of the jewelry, semi-jewelery and
costume jewelery industry, in order to collaborate in the harmonization of these
themes. In order to meet this general work objective, the companies studied will be
classified according to the strategic profile adopted, pointing out the organizational
competencies of the field studied, evaluated in relation to the manager's perception,
the performance of the companies and finally identified the relationships between the
Concepts. A qualitative phase was carried out initially, which aims to identify the
organizational competencies of the branch and then a quantitative research, applying
a questionnaire and, through the analysis of the data, it is intended to identify the
influences and relations of the concepts. The results show that there is no effect of the
strategic typology adopted by small companies in the sector of jewels, semi jewels,
and imitation jewelry. However, the technical, managerial, and commercial
competencies have effect on the performance of this sector. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.subject | Comportamento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Joias - Comércio | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.title | Influência da tipologia estratégica e competências organizacionais sobre o desempenho: estudo no setor de joias, semijoias e bijuterias | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |