Impactos da qualidade percebida sobre as atitudes e intenções comportamentais de proprietários de automóveis
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Data
2010Autor
Oliveira, Rodrigo Luiz Pinheiro de
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Por muitos anos os consumidores de automóveis recebiam das empresas seus
produtos como sendo os melhores disponíveis no mercado. Elas embasavam suas
afirmações baseadas na tradição da marca no mercado brasileiro. Todavia com a
abertura do mercado nacional a produtos importados revolucionou a visão dos
consumidores em relação à qualidade dos produtos disponíveis no mercado
brasileiro. Neste trabalho, buscou-se identificar os fatores que impactam na
qualidade percebida global pelos consumidores de automóveis com vistas à
satisfação, arrependimento, comunicação boca a boca/recomendação, orgulho, valor
percebido e confiança. Para tanto, essa dissertação teve por objetivo desenvolver e
validar uma escala de avaliação da qualidade percebida de automóveis e verificar os
seus impactos sobre as atitudes e intenções comportamentais dos seus
proprietários. Os resultados obtidos com a pesquisa permitiram concluir que a
qualidade percebida global pelos consumidores de automóveis é um construto
multidimensional que pode ser avaliado com base nos seguintes fatores: Poder e
status, Dirigibilidade, Responsabilidade da empresa, Marca e tradição da empresa,
Revenda, Resistência do automóvel, Espaço interno e do porta-malas. Dentre estes,
os fatores apresentaram uma representatividade que podemos escalonar de forma
decrescente, sendo em primeiro a Dirigibilidade, segundo o Espaço interno e do
porta-malas, terceiro o Poder e status, quarto a Resistência do automóvel, quinto a
Responsabilidade da empresa, em sexto a Revenda e o sétimo e último a Marca e
tradição da empresa. A percepção da Qualidade Percebida Global manifestou-se
diretamente nos índices de satisfação e arrependimento dos consumidores, na qual
estes refletiram seus impactos na confiança e esta, nos níveis de orgulho e
recomendação e comunicação boca a boca. For many year, car users received from the companies products as being the best
available in the market. These companies rely on these affirmations based on the
trade name in Brazilian market. However, the national open market to imported
goods completely changed the interest of the consumers to the quality of the
products available in Brazilian market. In the present work, an attempt was performed
to identify factors that are important to “car consumers”, such as satisfaction, regret,
verbal recommendation, pride, perceived value and reliability. Therefore, this work
aimed to develop and validate a quality evaluation score of cars and verify its impacts
on the attitude and behavioural intention of their owners. The results of the research
demonstrated that the global perceived quality by the car consumers is a
multidimensional construct that can be evaluated based on two factors: ascendancy
and social status, driveability, reliability of the company, trademark and company’s
tradition, resale, resistance of the car, internal space and trunk. Among these, the
factors have an representability that can the scored in a decreasing form: first
position is the driveability, second is the internal space and the trunk, third is the
ascendancy and social status, forth the resistance of the car, fifth the reliability of the
company, sixth the resale and seventh the trademark and company’s tradition. The
observation of the Global Perceived Quality could be seeing directly in the
satisfaction indices and the regret of the consumers, which reflected their impacts in
the reliability and this one, on the pride level and recommendation and verbal
communication.