dc.contributor.advisor | Martins, Henrique Cordeiro | |
dc.contributor.author | Santos, Eliseu de Rezende | |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T11:17:15Z | |
dc.date.available | 2020-10-26T11:17:15Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/660 | |
dc.description.abstract | A inovação tem se tornado um importante fator de desenvolvimento
econômico, cultural e social. Neste sentido, as parcerias
entre universidades e empresas tem se mostrado promissoras.
Para agilizar este processo a Lei n° 10.973/04 recomenda que
cada Instituição de Ensino Superior (IES) tenha seu próprio
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado a uma política
de Propriedade Intelectual (PI) regulamentada pela IES, com o
objetivo de possibilitar a transferência de tecnologia da universidade
para os setores produtivos. Diante desta realidade
encontra-se a gestão do conhecimento tecnológico, objeto desta
pesquisa. Esta pesquisa procurou responder quais são as principais
alternativas para a implementação de uma política de PI
em uma instituição particular de ensino superior (IPES). Na
fundamentação teórica utilizada reúnem-se os temas que alicerçam
o entendimento sobre a questão da PI no Brasil com ênfase
para a produção de patentes. A metodologia adotada foi de natureza
qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, por meio
de um estudo de caso. Mediante o entendimento das informações
coletadas, dos dados secundários, da análise de conteúdo dos
questionários (com perguntas abertas e de múltipla escolha) e
das entrevistas semi-estruturadas, foram elaboradas 3 alternativas
de modelos de gestão da PI adequados às características
da IPES. Acredita-se, deste modo, que esta dissertação contribui
com a identificação das principais alternativas para a implementação
de uma política de propriedade intelectual na IPES. | pt_BR |
dc.description.abstract | Innovation has become an important factor of economic, cultural
and social development. In this sense, partnerships
between universities and companies have been promising. To
expedite this process, Law No. 10.973/04 recommends that each
higher education institution (HEI) should have its own Center
for Technological Innovation (NIT), bound to a policy of
Intellectual Property (IP) regulated by IES, with the purpose
of enabling technology transfer from the university to the
productive sectors. In this scenario, there can be found
management of technological knowledge, the object of this
research, which sought to answer what are the main
alternatives for implementing an IP policy in a private
institution of higher education (IPES). From the theoretical
framework employed, it was gathered the themes that constitute
the basis of the understanding of the issue of IP in Brazil,
with emphasis on the production of patents. The methodology
was qualitative, exploratory-descriptive, using a case study.
By understanding the information collected, the secondary
data, the content analysis of the questionnaires (with open
questions and multiple choice) and semi-structured interviews,
three alternative models of IP management were prepared,
suitable to the characteristics of the IPES. It is believed
therefore that this dissertation contributes (at least) with
the identification of the main alternatives to the
implementation of an intellectual property policy in the IPES. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Inovação Tecnológica | pt_BR |
dc.title | A gestão da propriedade intelectual sobre o conhecimento tecnológico produzido pela comunidade acadêmica de uma instituição particular de ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |