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dc.contributor.advisorGonçalves Filho, Cid
dc.contributor.authorBrant, Paula Sousa
dc.date.accessioned2020-10-26T12:05:43Z
dc.date.available2020-10-26T12:05:43Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/662
dc.description.abstractNa medida em que as fontes tradicionais de vantagem competitiva não se apresentam suficientes para prover uma posição competitiva sustentável. Os indivíduos e suas competências passam a ser considerados elementos de diferenciação estratégica. Num mercado altamente competitivo, as relações entre empresas e indivíduos alteram-se constantemente. Nesse sentido, as organizações precisam reavaliar suas ferramentas de gestão e o papel da liderança neste novo contexto. Neste estudo, buscou-se compreender a liderança nos tempos atuais e os desafios de suas teorias em explicar esse fenômeno tão complexo e multifacetado. Considerando que a utilização de mais de uma abordagem sobre o tema pode ampliar e melhorar sua compreensão, foi realizada uma inves-tigação com foco nas Teorias: Leader-member exchange (LMX)e Modelo Multifatoral de lideran-ça. Essas teorias têm como princípio que a influência dos líderes não se dá da mesma forma com todos os membros e que esta relação é marcada por influências mútuas, considerando que todo líder exibe mais de um estilo em certa quantidade (BASS, 1995). Investigou-se se a relação entre líderes e membros (LMX) tem impacto na satisfação no trabalho e se há influência do estilo de liderança nos resultados da liderança. A pesquisa foi realizada em uma empresa de celulose, de Minas Gerais. Obteve-se um total de 161 questionários válidos. A pesquisa apresenta contribui-ções relevantes na medida em que proporciona um avanço nos modelos testados. O estudo aponta diferença com outros trabalhos executados no exterior. No contexto nacional, foi possível identi-ficar que o estilo de liderança Laissez-faire não gera nenhum resultado relevante para as organi-zações. Os estilos de liderança Transformacional e Transacional não apresentaram distinção conceitual. E a relação de qualidade entre líderes e membros tem forte peso na satisfação do lide-rado no trabalho. O estilo de liderança Transformacional apresenta-se como um estilo capaz de gerar resultados organizacionais positivos e influência na satisfação no trabalho. Nesse sentido, acreditamos que esses resultados contribuem gerencialmente para as organizações, que poderão realizar constantes avaliações de seus líderes, e para a academia, no desenvolvimento de modelos que envolvam esse estilo.pt_BR
dc.description.abstractThe degree to which the traditional sources of competitive advantage, such as inexpensive labor and technology, have not shown themselves to be enough to provide a sustainable, competitive position; individuals and their particular skills have come to be considered elements of strategic differentiation. In highly competitive markets, the relationship between companies and individu-als undergo constant change. Thus, organizations need to re-evaluate their management tools and the role of leadership in new environment. This study has sought to understand leadership in cur-rent times, and the theoretical challenge in explaining this complex and multifaceted phenome-non; the study assumes that the use of more than one approach to the theme can expand and im-prove its understanding. The investigation was carried out with a focus on the following two the-ories: Leader-Member Exchange (LMX) and the Multifactoral Leadership Model. These theories have as their basic principle that leadership influence is not extended to all in the same measure, and that the relationship is colored by mutual influence. These theories assume that every leader exhibits more than one style in a varying quantities (Bass, 1995). The focus of investigation was whether or not the relationship between leaders and members (LMX) has any impact on work satisfaction, and if there is any influence of the style of leadership on the results of that leadership.The study was carried out in a wood pulp company in the state of Minas Gerais. A total of 161 valid questionnaires were obtained. The research produced significant contribu-tions in relation to the models tested. Differences showed up with other studies that were carried out abroad. In the national context, it was possible to identify that the Laissez-faire style of lead-ership did not generate any significant results for the organizations. The Transformational and Transactional styles of leadership did not present any conceptual distinctions. In addition, the quality of the relationship between leaders and members weighed heavily on job satisfaction. The Transformational style of leadership showed itself to be a style which is capable of generating positive, organizational results, and it had an impact on job satisfaction. In this sense, we believe that these results can contribute to organizational management, and that organizations should carry out constant evaluation among their leaders, in benefit of academic studies, so that models can be developed that involve this style of leadership.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectLiderança transformacionalpt_BR
dc.titleA relação entre líderes e membros (LMX), estilos de liderança e seus impactos na satisfação no trabalhopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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