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    Capital social e relações organizacionais em arranjos produtivos locais: estudo no APL calçadista de Nova Serrana - MG

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    Mestrado em Administração FUMEC 2014 (988.2Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Azevedo, Ana Cláudia
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    O Capital Social favorece o desenvolvimento do potencial competitivo das empresas, por meio da construção de infraestrutura relacional e integração entre os atores presentes em redes ou núcleos comuns, como é o caso dos Arranjos Produtivos Locais. Posto que as empresas inseridas nos referidos núcleos se relacionam com atores internos e externos ao arranjo, o objetivo deste estudo foi analisar a formação e o desenvolvimento do Capital Social inter e intrarregional, na perspectiva dos atores organizacionais, no arranjo produtivo local de Nova Serrana - MG. Em termos gerais, o que se pretendeu foi identificar características das relações estabelecidas pelos empresários inseridos no APL, considerando os contextos interno e externo ao arranjo, e tendo como elemento mediador e estruturante o Capital Social em suas três dimensões analíticas: estrutural, relacional e cognitiva (NAHAPIET; GOSHAL, 1998). Para tanto, metodologicamente, recorreu-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo a mesma conduzida sob a forma de estudo de caso. Por amostragem não probabilística e pelos critérios de acessibilidade e saturação, foram realizadas 10 entrevistas com empresários integrantes do APL. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se um roteiro semiestruturado e o tratamento dos dados foi realizado por análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas T.I. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os empresários reconhecem o valor das práticas sociais e relacionais, utilizam-nas em benefício de seus negócios e reconhecem a necessidade de se estabelecer relações de distintas naturezas e intensidade de vínculos dentro e fora do arranjo produtivo. Contudo, esbarram em algumas dificuldades, sendo a principal delas as posturas individualistas e introspectivas fomentadas pelos elevados níveis de desconfiança. A inserção no APL é percebida como favorável apenas pelas empresas que demonstram maiores níveis de participação e integração ao grupo.
     
    The social capital contributes to the development of a potential competitiveness of enterprises through the construction of a relational infrastructure and an integration among the actors that are in networks or common core, as it is the case of Local Productive Arrangements-LPA. The companies that are inserted in those common core relate to internal and external actors to the arrangement. The aim of this study was to analyze the formation and development of inter or intra Social Capital on a local region of Local Productive Arrangement of Nova Serrana - MG- Brazil from the perspective of organizational actors. In general terms what was intended was to identify characteristics of relationships established by entrepreneurs entered in LPA, based on the internal and external context to the arrangement, with the mediator and structuring element the Social Capital, in its three analytical dimensions: structural, relational and cognitive (Nahapiet; Goshal, 1998). For that methodologically resorted to the qualitative research was conducted in the form of case study. For nonprobability sampling and the criteria of accessibility and saturation held 10 interviews with members of the LPA. As a research instrument it was used a semi-structured script and the data analysis was done by content analysis with the aid of Atlas T.I. software. The search results showed that entrepreneurs recognize the value of social and relational practices and they use them to benefit their business and recognize the need to establish relationships of different natures and intensity of linkages within and outside of the productive arrangement. However, the entrepreneurs run into some difficulties. The main one is introspective and individualistic attitudes fostered by high levels of distrusting. The insertion in LPA is perceived as positive only by companies that demonstrate higher levels of participation and integration into the group.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/667
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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