dc.contributor.advisor | Mesquita, José Marcos Carvalho de | |
dc.contributor.author | Miranda, Álvaro Luiz Cotti de | |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T23:39:36Z | |
dc.date.available | 2020-10-26T23:39:36Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/670 | |
dc.description.abstract | O atual mundo globalizado é marcado por profundas transformações: a rapidez de
informações e o avanço tecnológico modificaram o modo de pensar, de viver e de consumir
das pessoas. A competitividade agressiva impõe cada vez mais desafios às marcas para se
posicionarem e, principalmente, se manterem no mercado. Por sua vez o novo consumidor,
informado e exigente, está cada vez mais seletivo e resistente ao bombardeio publicitário
diário. Nesse cenário de saturação midiática, o Marketing de Guerrilha surgiu como uma
proposta de se utilizar criatividade e ousadia para fazer uma comunicação de alto impacto e de
baixo custo. Baseado nos princípios de buzz marketing e na geração de mídia espontânea, o
marketing de guerrilha ainda é um tema muito fragmentado no que diz respeito à sua prática e
à sua conceituação teórica. Entretanto, nesse campo de batalha mercadológico, a busca por
uma aproximação e interatividade persuasiva com o cliente por meio das ferramentas de
guerrilha, torna-se uma arma poderosa e cada vez mais indispensável na construção da
estratégia, na eficiência da mensagem e no sucesso da marca. | pt_BR |
dc.description.abstract | The current globalized world is marked by profound changes: the speed of information and
technological advances changed our way of thinking, living and consuming. The aggressive
competitiveness imposes ever increasingly challenges for brands to position themselves and,
above all, remain in the market. In turn the new consumer, informed and demanding, is
increasingly more selective and resistant to the daily advertising bombing. In this scenario of
media saturation, Guerrilla Marketing has emerged as a proposal to use creativity and daring
to make communication of high-impact and low-cost. Based on the principles of buzz
marketing and spontaneous media, the guerrilla marketing is still a very fragmented issue with
regard to its practical and theoretical conceptualization. Supported by a literature review and
discourse analysis of respondents, this research takes the form of an exploratory qualitative
study, which concluded that professionals from advertising agencies of Belo Horizonte, even
poor and needy of conceptualization on the subject, consider the guerrillas still not widely
used in the city, but with good growth prospects. In the search for an approach and
compelling interactivity with the customer, the guerrilla marketing has become a powerful
weapon and increasingly indispensable in building the strategy, the message of efficiency and
success of the brand. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Marca | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | O marketing de guerrilha sob a ótica dos profissionais das agências de propaganda em Belo Horizonte - MG | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |