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dc.contributor.advisorMesquita, José Marcos Carvalho de
dc.contributor.authorBotrel, Ana Maria Martuscelli
dc.date.accessioned2020-10-26T23:43:15Z
dc.date.available2020-10-26T23:43:15Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/671
dc.description.abstractGeralmente, as organizações se empenham em promover uma imagem externa que transmita credibilidade e qualidade, de forma a satisfazer o público consumidor. No entanto, muitas vezes não levam em conta a satisfação de seus funcionários. O exame da relação entre satisfação e qualidade sob a perspectiva dos médicos, por exemplo, constitui um tema relativamente recente, pois, geralmente, as pesquisas voltadas para técnicas administrativas em instituições hospitalares enfocam a percepção dos usuários, não da equipe de profissionais. Tem sido realizada uma infinidade de pesquisas, no campo da administração, acerca da satisfação dos usuários, mas relativamente poucos trabalhos versam sobre a satisfação dos profissionais de saúde. Alguns estudiosos têm indagado o que leva os médicos a permanecerem em uma instituição hospitalar ou a abandoná-la. Para a literatura, entre os principais fatores que induzem um médico a abandonar uma instituição consiste em seu grau de satisfação com as condições laborais. Nesse sentido, problemas como a rotatividade dos médicos têm motivado o desenvolvimento de estudos que visam identificar as causas da insatisfação. Nesse contexto, esta dissertação tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais os atributos determinantes da satisfação e do comprometimento dos médicos em instituições hospitalares de Minas Gerais? Ao responder a essa questão, o trabalho almeja identificar a percepção dos profissionais de saúde sobre as condições de trabalho e, assim, contribuir para a discussão de modelos teóricos que fundamentem um planejamento estratégico mais eficiente e capaz de manter a satisfação dos médicos. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar os atributos determinantes da satisfação e do comprometimento dos médicos em instituições hospitalares de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada com um total de 349 respondentes, em um questionário com quatro variáveis para caracterização do indivíduo e mais 30 questões sobre o objeto de estudo, divididos em sete constructos (“Ambiente”, “Identificação”, “Comprometimento”, “Horário”, “Satisfação”, “Instalações” e “Remuneração”). Por meio da aplicação de questionários a uma amostra significativa de médicos atuantes em instituições públicas e/ou privadas do estado de Minas Gerais, foi possível traçar um panorama do nível de satisfação dos profissionais, tomando-se como parâmetro os antecedentes identificação, remuneração, ambiente, instalações e horário. Quase todas as hipóteses lançadas foram confirmadas, pois, dos cinco constructos, apenas o horário não foi um antecedente importante para a satisfação. Além disso, também foi confirmada a hipótese de que o comprometimento está intrinsecamente relacionado à satisfação.pt_BR
dc.description.abstractIt is a common practice by companies in general to exert efforts to project an image that conveys the ideas of credibility and quality and thus ensure the expectations of their product consumers be met. However, while doing so, companies oftentimes overlook an important factor, which is satisfaction on the part of their own employees. However, analyzing the relation between client satisfaction and product quality from the point of view of, for instance, medical doctors, is a relatively new task given that the research work that has thus far been carried out on hospital technical-administrative aspects is generally focused on the patients´ perception rather than on that of the professional teams involved. A countless number of research works in the field of hospital administration has been carried out with a focus on the patients´ satisfaction, but only a few of them actually deal with the aspect of satisfaction on the part of the medical professional teams involved. Some analysts have enquired into what leads some medical doctors to either remain in a hospital facility or leave it. The literature available points to the fact that one of the main factors causing medical doctors to leave a hospital facility is their degree of dissatisfaction with their work conditions. In this regard, problems relating to the turnover of medical doctors have led to the production of studies aimed at determining the causes of their dissatisfaction. It is, therefore, within this context that this dissertation was developed and constitutes a research into the following matter: what factors lead to satisfaction and commitment on the part of the medical professionals active in hospitals of the state of Minas Gerais? By answering this question, the work aimed at detecting how health sector professionals consider their work conditions, thereby contributing towards the discussion of theoretical models to be used as the basis for a strategic planning that is more efficient and capable of ensuring the satisfaction of medical doctors at large. Thus, the overall purpose of this research was to determine the factors that decisively ensure satisfaction and commitment on the part of the medical doctors in hospital facilities of the state of Minas Gerais. The research was carried out with a total of 349 respondents to a questionnaire with four variables to characterise the professional as an individual and a further 30 questions on the research subject, which, in turn, was broken down into seven constructs (“Environment”, “Identification”, “Commitment”, “Time Schedule” “Satisfaction”, “Facilities”, and “Payment”). By having the questionnaire answered by a significant sample of medical doctors active in public and/or private medical facilities of the state of Minas Gerais, it was possible to obtain an overall view of the respondents´ degree of satisfaction based on the following antecedents: identification, payment, environment, facilities and time schedule. Almost all of the hypotheses used were confirmed as, out of the five constructs used, only that relating to time schedule failed to be confirmed as an important antecedent in terms of professional satisfaction. Moreover, confirmation was also obtained of the hypothesis that commitment is intrinsically related to professional satisfaction.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectHospitais – Controle de qualidadept_BR
dc.subjectMédicos - Satisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectMédicospt_BR
dc.titleSatisfação e comprometimento dos médicos: estudo em instituições hospitalares de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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