Influência da orientação para o mercado nas estratégias genéricas: tipologia de Porter e percepção dos consumidores
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Data
2015Autor
Haddad, Carol Conceição
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Mostrar registro completoResumo
O cenário competitivo contemporâneo induz as empresas a adotarem uma filosofia de Orientação para o mercado, buscando uma vantagem competitiva sustentável. No entanto, a dinâmica da competição vai além do estabelecimento de trade-offs (escolha de uma única posição estratégica). Esta escolha deve acompanhar as constantes mudanças, visando melhorar a vantagem competitiva das organizações. Em uma pesquisa tipo survey composta por 48 questionários respondidos por consumidores de suplemento alimentar e praticantes de CrossFit, simultaneamente, buscou-se saber qual a relação entre Orientação para o Mercado e Posicionamento Competitivo, de acordo com Porter e sua tipologia de estratégias genéricas, tendo como referência o suplemento informado pelo respondente e sob a ótica do público alvo. Os dados obtidos foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais e foi esse formato de processamento que permitiu a mensuração do grau de Orientação para o Mercado e Posicionamento Competitivo das empresas citadas pelos respondentes e os efeitos dos componentes da Orientação no Posicionamento. Os resultados indicaram que, quanto mais orientada para o mercado, maior a tendência de uma organização adotar um posicionamento competitivo predominantemente voltado para a diferenciação, constatação reforçada pelas influências exercidas pela Geração de Inteligência e pelas respostas ao Mercado. The current competitive setting forces companies to adopt a guidance philosophy towards the market, looking for a sustainable competitive advantage. However, the dynamics of competition goes beyond the establishment of trade-offs (choice of a unique strategic position). The strategic choice must follow the constant changes, seeking to improve the competitive advantage of the organizations. In a survey like research formed by 48 questions answered by both supplement consumers and CrossFit practitioners sought to find what is the link between market orientation and competitive positioning, according to Porter and his typology of generic strategies, using the supplement given by the respondent under the perception of the target audience as a reference. The collected data was analyzed by way of structural equation modeling and it was this processing format that allowed the measurement of the degree of orientation for the market, the competitive positioning of the companies cited by the respondents and the effects of the orientation positioning components. The results suggested that, the more market oriented an organization is, the greater the tendency of it adopting a predominantly competitive positioning turned towards the differentiation, ascertainment enhanced by the influence of intelligence generation and by the market response.