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dc.contributor.advisorTeixeira, Luiz Antônio Antunes
dc.contributor.authorCampos, Daniel Rezende
dc.date.accessioned2020-10-26T23:58:44Z
dc.date.available2020-10-26T23:58:44Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/675
dc.description.abstractEste trabalho, de natureza qualitativa, abordou o tema “Comportamento de consumo entre homossexuais masculinos idosos residentes em Belo Horizonte”. Teve por objetivo evidenciar os fatores simbólicos que representam esses atores tendo por referência o capital econômico e o capital cultural e suas distinções em alto e baixo, com base na teoria geral das classes, de Bourdieu (2013), seguindo os moldes de Holt (1998). Para tanto, utilizaram-se 17 entrevistas semiestruturadas, o que possibilitou uma análise do conteúdo e análise do discurso. A fundamentação teórica apoiou-se em revisão literária sobre marketing, consumo e comportamento do consumidor; com foco em Bourdieu (2013) sobre gosto e habitus, além de especificidades sobre o universo gay e a velhice. Constatou-se que os homossexuais, ao chegarem à velhice, comportam-se segundo sua formação cultural e econômica, moldada em suas raízes primárias, tal como indica a teoria, e que existem também outros fatores peculiares ao seu segmento, entre eles as relações que envolvem a idade e o corpo. A tecnologia apareceu como uma possível nova categoria de distinção desses atores sociais. Não é escuso afirmar que esses atores idosos não podem e nem devem ser considerados únicos, com seus sentimentos, crenças, valores, atitudes, opiniões e interesses, habitus e gostos.pt_BR
dc.description.abstractThis work, qualitative, spoke on "Behavior consumption between mature gay men living in Belo Horizonte." Aimed to highlight the symbolic factors that represent these actors with reference to the economic capital and cultural capital and their distinctions in high and low, based on the general theory of classes, Bourdieu (2013), following the mold Holt (1998). For this, we used 17 semi-structured interviews, enabling an analysis of the content and discourse analysis. The theoretical framework was based on literature review of marketing, consumption and consumer behavior; focusing on Bourdieu on taste and habitus, and specifics about the gay scene and old age. It was found that homosexuals, when they reached old age, behave according to their cultural and economic backgrounds, molded in their primary roots, such as the theory and indicates that there are also other factors peculiar to its follow-up, including the relationships involve the age and the body. The technology appeared as a possible new category of distinction of social actors. It is shady say that these mature actors can’t and should not be considered unique, with their feelings, beliefs, values, attitudes, opinions and interests, habitus and tastes.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.titleO comportamento de consumo e gênero: um estudo sobre os homossexuais masculinos idosospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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