dc.contributor.advisor | Silva, Jersone Tasso Moreira | |
dc.contributor.author | Santos, Luís Henrique | |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T19:31:58Z | |
dc.date.available | 2020-10-27T19:31:58Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/688 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo apresentar os principais conceitos sobre os métodos
utilizados na previsão de demandas variáveis de materiais e peças de reposição
aeronáuticas. Foram simulados os métodos Winters, Croston, Single Exponential
Smoothing, Weight Moving Average e Distribuição de Poisson por meio da utilização de
uma base de dados real, que contempla o histórico de consumo de peças, do modelo 737
Next Generation fabricado pela Boeing, entre 2009 e 2012. Os resultados revelaram que
os métodos Weight Moving Average, Distribuição de Poisson e o método de Croston
apresentaram os melhores ajustamentos corroborando autores como Croston (1972),
Ghoobar & Friend (2003), Callegaro (2010) e Bredley (2011). Os resultados indicaram,
ainda, que existe uma relação estreita entre a variabilidade da demanda, a frequência de
falhas apresentadas pelas aeronaves, o tempo de vida útil das peças, o planejamento de
paradas para manutenção dos aviões e mudanças nos programas de manutenção da
frota. Esses fatores podem acarretar picos de demanda, distorcendo as previsões.
Sugere-se trabalhar com horizontes de previsão abaixo do mensal para as peças mais
críticas e que indisponibilizam a aeronave para voo, como também incorporar ao uso
dos métodos de previsão à análise do número de paradas para manutenção das
aeronaves e as ocorrências de falhas na frota. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study examines the concepts and methods used in the forecast of the variable
demands of materials and spare parts in the aviation field. Were simulated the methods
Winters, Croston, Single Exponential Smoothing, Weight Moving Average and Poisson
Distribution through a 737 Next Generation’s database that include real historical parts
consumption between 2009 and 2012. The results revealed that the methods Weight
Moving Average, Poisson Distribution and Croston method presented the best
adjustments corroborating the authors as Croston (1972), Ghoobar & Friend (2003),
Callegaro (2010) and Bredley (2011). The results also indicated that there is a close
relationship between the variability of demand, the frequency of failures presented by
the aircraft, the lifetime of the parts, planning maintenance shutdowns and changes in
aircraft fleet maintenance programs. These factors may lead to distorting the peak
demand forecasts. It is suggested to work with forecasting horizons below the monthly
for more critical aircraft parts and incorporate the number of stops for aircraft
maintenance and then frequency of occurrences of failures in the fleet in the forecast
analyses. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Aeronaves - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.title | Previsão de demandas variáveis em estoques aeronáuticos: um estudo da gestão de peças de reposição da frota Boeing 737NG no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Tadeu, Hugo Ferreira Braga | |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |