Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVidigal, Frederico
dc.contributor.advisorMartins, Henrique Cordeiro
dc.contributor.authorFaria, Felipe Augusto Lemos de
dc.date.accessioned2020-10-27T23:34:05Z
dc.date.available2020-10-27T23:34:05Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/689
dc.description.abstractA governança corporativa é um tema que vem sendo estudado não só no Brasil, como em todo o mundo, e está se tornando cada vez mais importante para as organizações. Consiste em um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses, com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade. Com objetivo de analisar a imagem institucional de organizações que adotam boas práticas de governança corporativa e sua eventual relação com a decisão de investimento, este estudo justifica-se pela importância de se analisar a temática sob a perspectiva da atratividade de empresas que aderem à governança corporativa, descobrindo eventuais vantagens mercadológicas das que aderiram. Por meio de uma pesquisa quantitativo-descritiva, pautada em dados obtidos por questionários do tipo Survey, realizada com investidores dos mercados financeiros de capitais, demonstrou-se nos resultados que eles levam em consideração a boa reputação institucional e a adesão às boas práticas de governança corporativa na tomada de decisão para investir. Observou-se também a relação entre a governança corporativa com a percepção do reforço da estrutura, imagem institucional, bases e competências; a atratividade de recursos; confiança; aperfeiçoamento e transparência da comunicação. Os resultados também demonstraram a importância dada pelos investidores em relação à criação de mecanismos internos e externos que asseguram as decisões corporativas. Bem como, a preocupação com a regulamentação dos princípios e boas práticas de governança corporativa.pt_BR
dc.description.abstractThe corporative management is a subject that it has been studied not only in Brazil, but also in the entire world, and it is becoming increasingly important for the organizations. It consists of a system by which the organizations are managed, monitored and encouraged, involving the practice and relationships among owners, board of directors, management and control organs. The good corporative management practices convert principles in objective recommendations, aligning interests, with the purpose of preserving and optimizing the value of the organization, facilitating access to the capital and contributing for its longevity. Aiming at analyzing the institutional image of organizations that adopt good corporative management practices and its eventual relation concerning investment decision, this study justifies itself by the importance of analyzing the thematic one under the perspective of the attractiveness of companies that adhered to the good practices of corporative management, discovering potential marketing advantages over those that have not joined. By means of a quantitativedescriptive research, based on data obtained by questionnaires of Survey type, held with bank investors and capital market traders, it was demonstrated in the results that they take into account the institutional reputation and good corporative management practices in decision making to invest. Furthermore, it was also observed the relationship of corporative management with the perception of the reinforcement structure, the institutional image, the bases and competencies, the attractiveness of resources, confidence, improvement and transparency of communication. The results had also demonstrated the importance given by the investors in relation the creation of internal and external mechanisms that assure the corporative decisions, as well as the concern with the regulation of the principles and good practices of corporative management.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectImagem corporativapt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.titleImagem institucional e governança corporativa: análise da competitividade e atratividade de empresas sob a ótica de investidorespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples