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dc.contributor.advisorMesquita, José Marcos Carvalho de
dc.contributor.authorDuarte, Míriam Barros Assis
dc.date.accessioned2020-10-27T23:52:12Z
dc.date.available2020-10-27T23:52:12Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/694
dc.description.abstractDiversas são as exigências sobre o profissional docente, em especial o de ensino superior, foco deste trabalho. O meio acadêmico insere-se em um quadro de mudanças em que as demandas sobre determinadas tarefas, dentre elas, o ensino, a pesquisa, a extensão, a orientação de discentes, as funções administrativas e as pressões existentes, têm trazido variadas consequências no que tange ao comprometimento organizacional dessa categoria. Nesse intuito, este estudo buscou identificar os fatores de pressão percebidos pelos profissionais docentes, de uma instituição de ensino superior, e sua influência no comprometimento organizacional. Centrado nesse objetivo, foi adotado o modelo dinâmico para análise dos fatores de pressão, e a escala de comprometimento organizacional. Foi utilizado o censo, composto por 83 docentes de uma instituição de ensino superior localizada no interior de Minas Gerais. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi de natureza descritiva, com caráter quantitativo, envolvendo a modelagem de equações estruturais através do software SmartPLS. Os questionários estruturados foram compostos por 68 questões e divididos em três grupos, o de caracterização dos entrevistados, os fatores de pressão e comprometimento organizacional. Os resultados indicaram que, dentre as variáveis dos fatores de pressão, apenas a carga de trabalho e a responsabilidade individual foram identificadas como fatores positivos de pressão. O comprometimento organizacional em destaque foi o afetivo, afirmando o envolvimento dos profissionais com a instituição estudada. O modelo estrutural final apresentou as inter-relações existentes entre os construtos de fatores de pressão e comprometimento organizacional, a partir das hipóteses de estudo. Conclui-se, portanto que, quanto maior a pressão sentida no “equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” e a “falta de possibilidade de crescimento”, menor é o comprometimento afetivo. Outra relação apontada foi que, quanto maior a pressão sentida pela “carga de trabalho” e “inter-relacionamentos”, menor é o comprometimento normativo, ou seja, aquele que reflete um sentimento de obrigação em permanecer na instituição. A “responsabilidade individual” e a “falta de possibilidade de crescimento” impactam de forma direta e significativa no comprometimento instrumental, visto que, quanto maior for a pressão dessas variáveis, maior será o comprometimento instrumental, que significa permanecer na instituição por necessidade.pt_BR
dc.description.abstractSeveral are the demands on professional teaching, in particular to higher education, focus of this work. Academia is inserted in a context of changes in the demands on certain tasks, they, the teaching, research, extension, guidance of students, administrative functions and the existing pressures, has brought diverse consequences with respect to organizational commitment in this category. In this purpose, this study sought to identify the factors of perceived pressure by teaching professionals, an institution of higher education, and their influence on organizational commitment. Centered in this goal, was adopted the dynamic model for analysis of pressure factors, and organizational commitment scale. The census was used, consisting of 83 teachers of a higher education institution located in Minas Gerais. With regard to methodological procedures, the research was descriptive in nature, with quantitative character, involving the structural equation modeling through the SmartPLS software. The structured questionnaires were composed of 68 questions and divided into three groups, the characterization of the interviewees, the pressure factors and organizational commitment. The results indicated that, among the variables of pressure factors, only the workload and individual responsibility were identified as positive factors. Organizational commitment in highlight was the affective, stating the professional involvement with the institution. The final structural model showed the interrelationships existing between the constructs of organizational commitment and pressure factors, from the study hypotheses. It is concluded, therefore, that the greater the pressure felt in the "balance between personal and professional life" and the "lack of possibility of growth", the lower the affective commitment. Another relative pointed to was that the higher the pressure felt by the "workload" and "relationships", the lower the legal commitment, that is, one that reflects a sense of obligation to stay in the institution. The "individual responsibility" and the "lack of possibility of growth" impact of direct and meaningful way in the instrumental commitment, since the higher the pressure the greater the commitment these variables instrumental, that means staying in the institution by necessity.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.titleFatores de pressão e comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma IES privadapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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