Análise de aspectos que influenciam o desempenho de operadoras de planos de saúde privados
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Data
2016Autor
Corrêa, Rodrigo Alexandre
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A motivação desta pesquisa foi avaliar quais fatores internos e externos mais influenciam o desempenho de operadoras de planos de saúde. Para realizar esta análise foi considerado o período entre 2010 e 2015. Esse mercado é regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) responsável por estabelecer o marco regulatório do setor, fiscalizar seu cumprimento e punir quando necessário. Essas empresas são segmentadas entre operadoras de assistência médico-hospitalar e de assistência odontológica. As operadoras de assistência médico-hospitalar se subdividem nas modalidades Cooperativas Médicas, Medicina de Grupo, Seguradora Especializada em Saúde, Filantrópicas e Autogestão. Mudanças no marco regulatório e a ampliação dos custos assistenciais têm promovido grandes desafios para as operadoras. Observa-se também a evolução do faturamento daquelas companhias. Contudo, cada operadora reage à sua maneira ao ambiente competitivo e fatores como atuação geográfica, porte (tamanho) e modalidade podem influenciar nos seus resultados. Esta pesquisa estruturou-se a partir dos conceitos de vantagem competitiva, desempenho organizacional e na identificação de fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho das empresas. Como fatores externos foram considerados aspectos relacionados à localização geográfica, rivalidade e competição entre as empresas. Como fatores internos foram analisados a importância do porte e da constituição das empresas. Para sua realização, foram extraídos dados das operadoras no portal da ANS e construídos modelos de regressão múltipla para avaliar se as variáveis como satisfação de clientes, concentração de beneficiários nas regiões metropolitanas, tíquete médio das contraprestações (mensalidades), porte e modalidade das operadoras influenciam no desempenho dessas empresas. Como índice de desempenho foi considerado o Retorno Operacional sobre Ativos (OROA). Como resultados observou-se que a satisfação dos clientes e o tíquete médio não influenciam de forma estatisticamente significante o desempenho das operadoras; que o porte e a modalidade apresentam importante influência e que a concentração de beneficiários nas regiões metropolitanas influencia parcialmente nos resultados. Este trabalho contribuiu para ampliar a compreensão sobre a influência de aspectos externos e internos no desempenho das organizações e teve como principais limitações a ausência de dados por parte de algumas operadoras e a restrição de algumas informações por parte da ANS. The motivation of this research was to evaluate which internal and external factors most influence the performance of health plan operators. To carry out this analysis, the period between 2010 and 2015 was considered. This market is regulated by the National Supplemental Health Agency (ANS) responsible for establishing the regulatory framework of the sector, supervising compliance and punishing when necessary. These companies are segmented between providers of medical assistance and dental care. The medical-hospital care providers are subdivided into the modalities of Medical Cooperatives, Group Medicine, Specialized Health Insurance, Philanthropic and Self-management. Changes in the regulatory framework and the increase in healthcare costs have created major challenges for operators. It is also observed the evolution of the billing of those companies. However, each operator reacts in their own way to the competitive environment and factors such as geographical performance, size (size) and modality can influence their results. This research was structured from the concepts of competitive advantage, organizational performance and the identification of external and internal factors that can influence the performance of companies. As external factors, aspects related to geographical location, rivalry and competition between companies were considered. For this purpose, operators' data were extracted from ANS portal and multiple regression models were constructed to assess whether variables such as customer satisfaction, concentration of beneficiaries in the metropolitan regions, average ticket of the monthly payments, carrier size and modality influence Performance of these companies. As an index of performance was considered the Operational Return on Assets (OROA). As a result, it was observed that the customer satisfaction and the average ticket do not statistically influence the performance of the operators. That the size and modality have an important influence and that the concentration of beneficiaries in the metropolitan regions partially influences the results. This work contributed to broaden the understanding of the influence of external and internal aspects on the performance of organizations. The main limitation were the lack of data by some operators and the restriction of some information by ANS.