Aprendizagem organizacional nos hospitais de Belo Horizonte na visão de seus gestores
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Data
2013Autor
Dias, Ana Theresa Barbosa
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Este trabalho descreve os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo
descrever a percepção de um grupo de profissionais que ocupam cargo de chefia de
hospitais de Belo Horizonte sobre a aprendizagem organizacional da instituição a
que pertencem. Trata-se de um trabalho quantitativo, com caráter descritivo, que
utilizou a pesquisa de campo na modalidade survey, por meio do instrumento DLOQA
ou questionário das dimensões da aprendizagem organizacional abreviado, que foi
aplicado em 23 Hospitais de Belo Horizonte, sendo respondido por 96 gestores. Os
resultados foram tratados com o método Partial Least Squares (PLS ) por meio da
estatística descritiva. Foi encontrado evidências que demonstraram que apenas a
dimensão sistemas para captura e compartilhamento da aprendizagem possui
concordância significativa da sua presença no contexto hospitalar pesquisado, na
percepção dos gestores respondentes. A dissertação traz também, a validação do
questionário DLOQ-A no contexto hospitalar. Os resultados mostraram que a cultura
de aprendizagem explica 35,2% da variância do desempenho organizacional. O
ambiente hospitalar possui iniciativas que podem levar a uma cultura de
aprendizagem organizacional. This paper describes the results of a survey that aims to describe the perception of a
group of professionals who occupy management positions in hospitals in Belo
Horizonte on the organizational learning of the institution to which they belong. It is a
quantitative work, with a descriptive content, using field research surveys through the
DLOQ-A (The Dimensions of Learning Organization Questionnaire – Abbreviated),
which was applied in 23 Hospitals in Belo Horizonte, and was answered by 96
managers. The results were analyzed through the PLS method (Partial Least
Squares) by means of descriptive statistics. Evidence has been found that only the
dimension of the systems for capturing and sharing learning is in significant
conformity with its presence in the hospital studied, according to the managers’
perception. The dissertation also brings forth the validation of the DLOQ-A in
hospitals. The results have shown that the learning culture explains 35.2% of the
variance in organizational performance and also that the hospital has initiatives that
can lead to a culture of organizational learning.