dc.contributor.advisor | Martins, Henrique Cordeiro | |
dc.contributor.author | Affonso, Henrique José | |
dc.date.accessioned | 2020-10-29T21:43:02Z | |
dc.date.available | 2020-10-29T21:43:02Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/715 | |
dc.description.abstract | As empresas familiares são organizações que apresentam um significativo impacto social e
econômico em todo o mundo. A profissionalização de tais organizações tem sido considerada
pela literatura como um dos principais fatores de sucesso desse tipo de empresa, embora
venha sendo estudada com focos diversificados. O objetivo deste estudo é apresentar um
modelo de análise em que a profissionalização é considerada como decorrente do interrelacionamento
das dimensões de Governança, Processos Internos, Sucessão e Cultura da
Organização, com impactos positivos nos resultados econômicos e não econômicos das
empresas familiares, possibilitando a validação de escalas e análises relacionadas à
profissionalização da empresa em relação ao atingimento dos seus resultados. Esta pesquisa
pode ser classificada como explicativa, com metodologia de natureza quantitativa (referente à
mensuração e desenvolvimento de escalas, bem como de técnicas de análises multivariadas de
dados), utilizando-se de survey como método e de questionário para avaliação de perguntas
em escala Likert como instrumento de coleta de dados. Essa coleta foi feita por meio de
pesquisas via internet (google.docs) e via contatos telefônicos agendados para obtenção das
respostas. Como resultados principais obtidos, tem-se que: a) existe impacto positivo e
significativo das dimensões Governança, Processos Internos, Sucessão e Cultura como
determinantes da profissionalização das empresas familiares; b) a profissionalização das
empresas familiares, na forma como adotada neste estudo, apresenta impactos positivos e
significativos nos resultados econômicos e não econômicos desse tipo de organização; c)
existe impacto positivo entre os elementos determinantes da profissionalização das empresas
familiares, influenciando-se reciprocamente; d) a validação dos modelos de mensuração e
estrutural envolvendo a profissionalização e os resultados desse tipo de empresa respaldou o
desenvolvimento de escala específica para constituição do índice de profissionalização da
empresa familiar (I-PEF) na forma como proposta neste trabalho; e) o nível de
profissionalização das empresas familiares que compuseram a amostra não é estatisticamente
diferenciado, se considerado em relação às variáveis/características da empresa (porte, tempo
de existência e geração que a dirige), ocorrendo uma diferenciação significativa somente em
relação à variável/característica “tipo de empresa”; f) quanto maior o nível de
profissionalização da empresa familiar, maior tende a ser seus impactos nos resultados, sendo
verificado que a influência da profissionalização sobre os resultados é diferenciada se
considerados o tipo e o porte (influência crescente quanto maior o porte) da empresa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Family businesses are organizations that have a significant social and economic impact
worldwide. The professionalization of such organizations has been considered in the literature
as one of the key success factors of this type of company, although it has been studied with
varying focuses. The objective of this study is to present an analysis model in which the
professional is a direct consequence of the interrelationship of governance dimensions,
Internal Processes, Succession and Organization of Culture, with positive impacts on
economic and non-economic outcomes of family businesses, enabling validation of scales and
analyzes related to the professionalization of the company in relation to the achievement of
results. This research can be classified as an explanatory, with quantitative methodology
(concerning the measurement and development of scales and techniques of multivariate data
analysis), using the survey as a method and questionnaire to scale evaluation questions Likert
as data collection instrument. This collection was made through research via the Internet
(google.docs) and via telephone contacts scheduled to obtain the answers. The main results
obtained, it follows that: a) there is positive and significant impact of the dimensions
Governance, Internal Processes, Succession and culture as determinants of professionalization
of family businesses; b) the professionalization of family businesses, in the way adopted in
this study, has positive and significant impact on economic outcomes and noneconomic this
type of organization; c) there is a positive impact among the determinants of the
professionalization of family businesses, influencing one another; d) the validation of
measurement and structural models involving the professionalization and the results of such
company backed the development of specific scale for the constitution of the family company
professionalization index (I-PEF) in the way proposed in this paper; e) the level of
professionalization of family businesses in the sample is not statistically different when
considered in relation to the variables / company characteristics (size, duration and generating
the drive), with a significant difference only on the variable / feature "type of business"; f) the
higher the level of professionalization of the family business, the greater will be their impact
on results, and found that the influence of professionalism on the outcome is different if we
consider the type and size (the larger the size growing influence) the company . | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração de Empresas | pt_BR |
dc.subject | Empresas familiares | pt_BR |
dc.subject | Profissionais | pt_BR |
dc.title | Determinantes da Profissionalização das empresas familiares: um estudo dos impactos nos resultados da organização | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.publisher.program | Doutorado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |