Avaliação de competências como instrumento de desenvolvimento e capacitação: um estudo em uma organização financeira
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Data
2012Autor
Rocha, Marcelo Ribeiro
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Na constante busca pela obtenção de vantagem competitiva perante seus concorrentes,
cada vez mais, as organizações estão buscando novas ferramentas capazes de melhorar
o seu desempenho e do seu corpo funcional. É neste cenário de constante mudança que
os ativos intangíveis, o capital intelectual da empresa, o próprio empregado vem
ganhando lugar de destaque. Este trabalho visa estudar sobre a aplicação da avaliação
de desempenho dentro de uma instituição financeira privada, com o intuito de verificar a
efetividade desta ferramenta no processo de desenvolvimento e capacitação dos seus
empregados sob o ponto de vista da empresa e do próprio empregado. A metodologia
usada foi desenvolvida em duas partes, sendo a primeira de caráter qualitativo
envolvendo uma entrevista com o principal gestor de recursos humanos do Banco “X”,
além da análise das informações e documentos cedidos pela própria empresa; e a
segunda parte, de caráter quantitativo, obtido através da aplicação de questionários para
os empregados do Banco “X”, numa amostra de 140 respondentes, sendo estes
compostos por 74 gestores, ou seja, pessoas que possuem cargos de liderança na
empresa,e por 66 não gestores, ou seja, pessoas que não possuem cargos de liderança
na empresa. Os principais resultados desta pesquisa apontam que, sob os aspectos da
ferramenta utilizada para a aplicação da avaliação de competências e sobre o próprio
processo de avaliação de competências, são efetivos para todos os atores que participam
do processo, porém, sob o aspecto das mudanças e dos processos de melhorias
ocorridas na organização, oriundos do processo da avaliação de competências, requerem
maiores cuidados e aprimoramentos. In constant search for competitive advantage, more and more organizations are seeking
new tools to improve performance and workforce. It is in this ever-changing scenario that,
more and more the intangible assets, the intellectual capital of the company, i.e., the
employee is gaining a prominent position. This study aims to assess the application of
performance evaluation materials within a private financial institution in order to verify the
effectiveness of this tool in the process of development and training of its employees from
the point of view of the company and the employee. The methodology used for this study
was developed in two parts. The first part of qualitative character includes an interview
with the human resources chief administrator of the Bank "X", in addition to the analysis of
the information and documents provided by the company. The second part of quantitative
character was carried out through questionnaires answered by the employees of the Bank
"X". The sample consisted of 140 respondents, among them 74 managers, i.e. people who
have leadership positions in the company; and by 66 other people in non managerial
levels, i.e., people who do not have leadership positions in the company. The main results
of this survey indicate that both, the skills assessment tool used and the skill assessment
process itself are effective for all actors involved in the process. However, the changes
and improvement processes that have taken place in the organization, based on the
process of skills assessment, require greater care and improvements.