Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPardini, Daniel Jardim
dc.contributor.authorTeixeira, Alexandre Arantes do Nascimento
dc.date.accessioned2020-11-03T11:18:12Z
dc.date.available2020-11-03T11:18:12Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/727
dc.description.abstractTendo em vista o fato do futebol representar, na atualidade, um grande negócio cuja lógica de resultados opõem-se à atual realidade administrativa e financeira dos clubes brasileiros, consideramos a importância do uso da Governança Corporativa (GC) nas empresas. Partindo-se dos pressupostos que fundamentam a teoria de Bourdieu (1998), objetivou-se, com este estudo, analisar a prática da GC nos três principais clubes de futebol de Minas Gerais– América Futebol Clube, Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube. A metodologia utilizada é qualitativa apoiada em entrevista semiestruturada e análise documental. Concluiu-se que a influência da política na gestão dos referidos clubes, decorrente do uso indevido do poder para a satisfação de interesses particulares, característica inerente ao sistema presidencialista, manifesta-se de forma negativa, por distanciar e, até mesmo, contrariar às normas da GC. Verificou-se também a predominância da influência do capital social e simbólico sobre os mecanismos de gestão, seguido, em ordem gradual de impacto nas ações administrativas, pelo capital financeiro e cultural. A consequência desfavorável para os clubes, do ponto de vista empresarial, é a preservação do continuísmo pela centralização do poder nas mãos de um grupo dominante, que aponta para conflito de interesses entre os dirigentes, contrariando as necessidades dos clubes apresentadas pelos gestores e os interesses dos stakeholders. Ficou evidenciado que as tomadas de decisão pelos dirigentes contrariam as recomendações do corpo gestor, quando constatado que o saldo financeiro dos clubes é negativo, o que revela gestões comprometedoras dos resultados tanto pela falta de independência dos conselhos e de transparência das ações como, consequentemente, pela ausência de uma fiscalização independente e, portanto, de caráter idôneo.pt_BR
dc.description.abstractIn view of the fact that football represents in actuality, a great deal of logic whose results are opposed to the current administrative and financial reality of Brazilian clubs, consider the importance of using the Corporate Governance (CG) in these companies. Starting from the assumptions that underlie the theory of Bourdieu (1998), is aimed with this study, analyze the practice of CG in three major football clubs in Minas Gerais-America Football Club, Clube Atlético Mineiro and Cruzeiro Esporte Clube. The methodology is supported by qualitative semi-structured interviews and documental analysis. It was concluded that the influence of politics in the management of these clubs, arising from the misuse of power to satisfy private interests, feature inherent to presidential system, manifests itself negatively, by distancing and even contrary to the rules the CG. There was also the predominance of the influence of social and symbolic capital on management mechanisms, followed in order of gradual impact on administrative actions, the financial and cultural capital. The unfavorable for clubs, the business point of view, the result is the preservation of continuity by the centralization of power in the hands of a dominant group, pointing to a conflict of interests between the leaders, against the needs of clubs made by managers and interests of stakholders. It became apparent that decision making by leaders oppose the recommendations of the officer corps, found that when the financial balance of the clubs is negative, which shows the results compromising efforts by both the lack of independence of advice and transparency of actions and hence the lack of independent oversight and therefore suitable character.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleA dimensão política e os mecanismos de governança no futebol: um estudo em clubes de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples