Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Luiz Antônio Antunes
dc.contributor.authorAlvarenga, Mary Aparecida
dc.date.accessioned2020-11-04T20:22:28Z
dc.date.available2020-11-04T20:22:28Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/734
dc.description.abstractEste trabalho buscou analisar as estratégias de formato de loja de supermercado e das decisões de preços, e identificar os fatores determinantes para a decisão do operador varejista. Compondo o Referencial Teórico, foram discutidos os seguintes tópicos: varejo; o setor supermercadista no Brasil; a loja supermercadista; preço como elemento de decisão e estratégias de formato e preço. Optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo em que foram entrevistados cinco proprietários de estabelecimentos supermercadistas, a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada. A análise do discurso dos entrevistados foi facilitada pelo software Atlas Ti. Os resultados revelaram que muitas decisões são tomadas com base mais na conjuntura econômica do que nas preferências do consumidor. Observou-se que essas decisões são tomadas de uma forma mais intuitiva, utilizando poucos recursos sistematizados. Além disso, a pesquisa indica que mais estudos a respeito de tomada de decisão é necessário. Este trabalho faz parte do Projeto Propic e se concentra na busca do entendimento de como os gestores se posicionam quanto às várias alternativas de decisão para formatação de loja e de preço.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists on analyze the strategies of supermarket store format and the price decisions and also consists on discussion of the main factors for operator retail decisions. The Theoretical Referential argues the following topics: retail; the supermarket sector in Brazil; the supermarket store; price as a decision element and strategies of format and price. The methodology is qualitative and five supermarket owners had been interviewed based on semi structuralized script. The discourse analysis was facilitated by software Atlas Ti. The results show that many decisions are taken based on the economic conjuncture instead of the consumer preferences. It also demonstrates that these decisions are taken by feeling, with few systemize resources. The research indicates that is essential more studies about the process of making decision. This work belongs to the Propic Projet and it focus in understand how the managers decides about the alternatives of price decision and store formatting.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectLojas de varejopt_BR
dc.subjectPolítica de preçospt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleFormato de loja e decisão de preço na perspectiva do operador varejista: visão dos executivos de supermercados de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples