dc.contributor.advisor | Teixeira, Luiz Antônio Antunes | |
dc.contributor.author | Alvarenga, Mary Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2020-11-04T20:22:28Z | |
dc.date.available | 2020-11-04T20:22:28Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/734 | |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou analisar as estratégias de formato de loja de supermercado e das
decisões de preços, e identificar os fatores determinantes para a decisão do operador
varejista. Compondo o Referencial Teórico, foram discutidos os seguintes tópicos:
varejo; o setor supermercadista no Brasil; a loja supermercadista; preço como elemento
de decisão e estratégias de formato e preço. Optou-se por uma metodologia de caráter
qualitativo em que foram entrevistados cinco proprietários de estabelecimentos
supermercadistas, a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada. A análise do
discurso dos entrevistados foi facilitada pelo software Atlas Ti. Os resultados revelaram
que muitas decisões são tomadas com base mais na conjuntura econômica do que nas
preferências do consumidor. Observou-se que essas decisões são tomadas de uma forma
mais intuitiva, utilizando poucos recursos sistematizados. Além disso, a pesquisa indica
que mais estudos a respeito de tomada de decisão é necessário. Este trabalho faz parte
do Projeto Propic e se concentra na busca do entendimento de como os gestores se
posicionam quanto às várias alternativas de decisão para formatação de loja e de preço. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists on analyze the strategies of supermarket store format and the price
decisions and also consists on discussion of the main factors for operator retail
decisions. The Theoretical Referential argues the following topics: retail; the
supermarket sector in Brazil; the supermarket store; price as a decision element and
strategies of format and price. The methodology is qualitative and five supermarket
owners had been interviewed based on semi structuralized script. The discourse analysis
was facilitated by software Atlas Ti. The results show that many decisions are taken
based on the economic conjuncture instead of the consumer preferences. It also
demonstrates that these decisions are taken by feeling, with few systemize resources.
The research indicates that is essential more studies about the process of making
decision. This work belongs to the Propic Projet and it focus in understand how the
managers decides about the alternatives of price decision and store formatting. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Supermercados | pt_BR |
dc.subject | Lojas de varejo | pt_BR |
dc.subject | Política de preços | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.title | Formato de loja e decisão de preço na perspectiva do operador varejista: visão dos executivos de supermercados de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |