Gestão de organizações: um estudo longitudinal das relações entre as variáveis valores, motivação, comprometimento, desempenho e recompensas
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Data
2015Autor
Kendler, Varda
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O contexto brasileiro da atualidade é permeado por avanços em vários campos e requer, por
parte das organizações, a busca por novas formas de interpretação de seus mercados e gestão
de pessoas. A performance das organizações está atrelada ao alcance de resultados de seu
capital humano, constituído de indivíduos que possuem um conjunto de valores pessoais que
representam sua referência de vida. Um dos grandes desafios dos gestores é trabalhar com
indivíduos motivados a produzirem bons resultados de forma contínua. Nessa direção, este
estudo parte de um modelo estrutural hipotético denominado “Círculo Virtuoso da Vida
Profissional”, que apresenta a relação entre os construtos valores, motivação,
comprometimento, desempenho e recompensas objetivando validá-lo em determinadas
organizações, ao longo do tempo. A metodologia proposta é quantitativa quanto à abordagem,
conclusiva descritiva quanto aos fins e de aspecto longitudinal desbalanceado no tempo. Foi
realizada Modelagem de Equações Estruturais utilizando a abordagem PLS (Partial Least
Squares) que tem sido referida como uma técnica de modelagem suave com o mínimo de
demanda, considerando as escalas de medidas, o tamanho amostral e distribuições residuais.
A pesquisa foi realizada em três fases, com quatro organizações de setores diversos, na região
metropolitana de Belo Horizonte/MG, e abrangeu aproximadamente 600 indivíduos a cada
etapa. Uma organização é da esfera pública (Secretaria de Estado) e as demais, privadas
(material de construção e acabamento; agência de publicidade e indústria de tecnologia). Ao
término do estudo, constatou-se que o modelo: a) foi validado na organização pública; b) foi
confirmado parcialmente nas demais organizações, com algumas hipóteses, em alguns
momentos do estudo, não comprovadas; e c) não se alterou, de forma expressiva, nas três
fases das organizações envolvidas, em função de alterações no ambiente organizacional ao
longo de um ano e meio, demonstrando uma estabilidade das relações entre os construtos.
Notou-se que os indivíduos pesquisados, por meio do questionário, não tangibilizaram os
tipos de recompensa que recebem baseadas em metas e produção (remuneração variável).
Constatou-se que as organizações estão buscando sistemas de gestão efetivos para
alavancarem seus resultados destacando-se a relevância em compreenderem a interligação dos
construtos investigados nesse estudo. Acredita-se que, em outros contextos, amostras e
períodos de tempo mais prolongados, os resultados possam se diferenciar dos ora
apresentados. The current Brazilian context is permeated by advances in various fields and requires, by
organizations, the search for new ways of interpreting its markets and people management.
The performance of organizations is linked to the achievement of results of its human capital,
comprised of individuals who have a set of personal values that represent your reference of
life. A major challenge for managers is to work with individuals motivated to produce good
results continuously. In this sense, this study of a hypothetical structural model called
"Virtuous Circle for Working Life," which shows the relationship between the constructs
values, motivation, commitment, performance and rewards aiming to validate it in certain
organizations over time. The proposal is quantitative methodology on the approach,
descriptive conclusive as to the purposes and unbalanced longitudinal aspect in time.
Structural Equation Modeling was realized using the PLS (Partial Least Squares) which has
been referred to as a soft-modeling technique with minimal demand, considering the scales of
measures, the sample size and residual distributions. The survey was conducted in three
phases, with four organizations from different sectors in the metropolitan region of Belo
Horizonte / MG, and covered approximately 600 individuals each step. An organization is in
the public sphere (Secretary of State) and the others, private (building material; advertising
agency and technology industry). At the end of the study, it was found that the model: a) has
been validated in the public organization; b) was partially confirmed in other organizations,
with some hypotheses, in some moments of the study, unproven; c) did not change
significantly, the three phases of the organizations involved, due to changes in the
organizational environment over a year, demonstrating stability of relations between the
constructs. It was noted that respondents through the questionnaire did not realized types of
rewards they receive based on goals and production (variable remuneration). It was noticed
that organizations are looking for effective management systems to leverage its results and
reinforces the relevance in understanding the interconnection of the constructs investigated in
this study. It is believed that, in other contexts, samples and longer periods of time, the results
can differentiate the presented herein.