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dc.contributor.advisorReis Neto, Mário Teixeira
dc.contributor.authorMalta, Valéria Duarte
dc.date.accessioned2020-11-20T22:42:40Z
dc.date.available2020-11-20T22:42:40Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/749
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi relacionar a influência da política pública, do estilo de gestão, da remuneração, das condições de trabalho, da estabilidade, da satisfação e dos fatores sociais com o absenteísmo docente. Em seguida, buscou-se correlacionar a influência do absenteísmo docente no desempenho discente, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de dimensionar a influência de fatores pessoais, políticos, econômicos, culturais, sociais e institucionais sobre o absenteísmo docente. O terceiro objetivo foi propor um modelo para mensurar as variáveis influentes do absenteísmo. Foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa e de campo com professores de instituições públicas de nível básico, distribuídas nas cidades de Bela Vista de Minas, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto. A amostra abrangeu 1.417 professores pertencentes a escolas da 24ª Superintendência Regional de Ensino. Primeiramente, foi realizado um pré-teste com 60 professores para validar o questionário. Em seguida, ele foi aplicado a 635 professores, o que possibilitou identificar que 76% dos docentes faltam de 1 a 5 dias por ano, sendo que as variáveis de maior influência na decisão do professor de faltar são a demanda de trabalho e o fator social. Sendo assim, por meio de uma análise fatorial exploratória, pôde-se afirmar que, ao contrário das hipóteses levantadas, a estabilidade, a remuneração e o estilo de gestão não foram percebidos pelos entrevistados como fatores de maior influência do absenteísmo. Também foi possível propor um modelo para mensurar as variáveis influentes do absenteísmo. Para tanto, usaram-se ferramentas estatísticas para fazer a validação convergente. Também foi usada a Análise Fatorial Exploratória (AFE) para fazer os testes de dimensionalidade e confiabilidade. Posteriormente, a AFE foi ajustada, utilizando o Varimax, para a análise de componentes principais, como método de extração e rotação. Em seguida, para verificar a correlação entre os constructos, foi realizada a Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Sequencialmente, verificou-se a confiabilidade dos constructos utilizando o Alfa de Cronbach ( AC) e Confiabilidade (CC).Após os testes de validade do modelo de mensuração, foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais, e, para verificar a qualidade do ajuste da Análise Fatorial Confirmatória, foram utilizados o R² e o GoF. Nas análise comparativas feitas entre os dados do absenteísmo por doença e os resultados do Ideb de 2007 e 2011, foram utilizados o teste de Mann-Whitney, o Teste t e a correlação de Spearman ou Pearson. Detectou-se que não existem evidências de que haja uma correlação significativa entre o Ideb e a taxa de absenteísmo. Sugere-se que o modelo estrutural redefinido seja utilizado em futuras pesquisas, na tentativa de validá-lo, buscando um melhor ajuste do modelo. Também seria interessante aplicar uma pesquisa qualitativa para aprofundar o estudo do fenômeno do absenteísmo docente, buscando entendê-lo melhor.pt_BR
dc.description.abstractThe object of this research was to relate the influence of, the management style, compensation, working conditions, stability, satisfaction and social factors with teacher absenteeism policy. Next, we sought to correlate the influence of teacher absenteeism on student performance as measured by the Index of Basic Education Development (Ideb), and scale the influence of personal, political, economic, cultural, social and institutional factors on teachers' absenteeism . The third objective was to propose a model to measure the influential variables of absenteeism. A descriptive, quantitative and field research with teachers in public institutions basic level was performed, distributed in the cities of Bela Vista Minas, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade , Nova Era, Passabém , Rio Piracicaba, Santa Maria Itabira , Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto. The sample comprised 1,417 teachers from schools of the 24th Regional Superintendent of Education. First, a pretest with 60 teachers was conducted to validate the questionnaire. Then it was applied to 635 teachers, which identified that 76% of teachers are missing 1-5 days a year, with the variables of greatest influence on the decision of the teacher are missing the demand for labor and the social factor . Thus, by means of an exploratory factor analysis, we could say that, unlike the hypotheses formulated, stability, compensation and management style were not perceived by respondents as the most influential factors in absenteeism. It was also possible to propose a model to measure the influential variables of absenteeism. For this, they used statistical tools to make the convergent validity. Was also used to Exploratory Factor Analysis (EFA) for testing dimensionality and reliability. Subsequently, the AFE was adjusted using the Varimax, to principal component analysis as extraction method and rotation. Then, to verify the correlation between the constructs, the Confirmatory Factor Analysis (CFA) was performed. Sequentially, we verified the reliability of the constructs using Cronbach's Alpha (CA) and Reliability (CC). After the tests of validity of the measurement model, the Structural Equation Modeling was performed, and to verify the quality of the adjustment Confirmatory Factor Analysis, the R ² and the GoF were used. In the comparative analysis made between sickness absenteeism data and results of Ideb 2007 and 2011, the Mann-Whitney test were used, the test tea Spearman or Pearson. It turned out that there is no evidence that there is significant correlation between Ideb and the rate of absenteeism. It is suggested that redefined the structural model to be used in future studies attempting to validate it, looking for a better model fit. It would also be interesting to apply a qualitative research to further study the phenomenon of teacher absenteeism, trying to understand it better.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAbsenteísmo (Trabalho)pt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAbsenteísmo docente no ensino público: um modelo de influências e correlações com o desempenho discentept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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