Processo de desenvolvimento de sistemas de Informação como forma de retenção do conhecimento organizacional para aplicação estratégica: estudo de múltiplos casos
Visualizar/ Abrir
Data
2008Autor
Zaidan, Fernando Hadad
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A retenção do conhecimento visa a auxiliar as organizações a transformarem o conhecimento em vantagens competitivas por meio da gestão do conhecimento. Este trabalho investiga como as empresas desenvolvedoras de software retêm o conhecimento dos seus funcionários, não permitindo que o mesmo se perca e se dissipe facilmente. Descreveram-se modelos adequados de retenção, que contemplam ati- vidades de conservação do conhecimento, através do fluxo de criação, utilização, transferência e retenção. Analisaram-se os sistemas de informações das empresas desenvolvedoras. Por meio da técnica de estudo de múltiplos casos, avaliou-se o caráter estratégico do processo de desenvolvimento de três empresas. Realizaram- se entrevistas semi-estruturadas com analistas/desenvolvedores que trabalham efetivamente no desenvolvimento de sistemas. A fundamentação teórica utilizada reside nos conceitos relativos à informação, sistemas de informação e processo de desenvolvimento de software, que dão suporte à estratégia organizacional, à luz do ambiente externo e da visão baseada em recursos. O estudo demonstrou que as empresas têm uma grande preocupação em reutilizar o conhecimento, retido previamente, dos funcionários. Comprovou também a evolução das ferramentas de tecnologia da informação adequadas para a retenção e disseminação do conhecimento, em especial os wikis. Knowledge retention helps organizations to transform knowledge into competitive advantage applying management techniques. Nowadays, in an economy plenty of uncertainties, knowledge retention appears as a global subject involving all organization members, as knowledge could be a source for unique strategic positioning. This work investigates how strategic software development firms retain their employee knowledge, not allowing it to be lost easily. Retention models, which contemplated knowledge keeping procedures, through creation, usage and storage, were evaluated. A research with fundamental theory based on former studies held in information and computing science which considered concepts related to information systems and software development process, was conducted in three firms, applying multiple case studies methodology, to understand the strategic level of software development. The study shown that firms remarkably need to reuse employee-retained knowledge and the evolution of information technology tools to its retention and sharing, specially the wikis.