Os modelos de gestão da inovação em pequenas e médias empresas de tecnologia da informação e comunicação
Data
2020Autor
Lima, Presleyson Plínio de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Está dissertação teve como objetivo expor como as pequenas e médias empresas de
tecnologia da informação e comunicação desenvolvem o modelo de gestão da inovação
em seus negócios. A inovação está relacionada com a criação de novos produtos, de novos
serviços e de novos modelos que visam gerar valor ao negócio e aos clientes. Isso para criar
relacionamentos, tendo em vista a manutenção da concorrência atendendo às demandas
do público alvo em um cenário mais competitivo ano após ano. Para este fim, dispôs-se
como objetivo entender o modo como o time responsável pela inovação nas pequenas e
médias empresas de tecnologia da informação e comunicação opera com foco na disputa e
na continuidade do negócio. Está dissertação fundamenta-se pela circunstância que as pequenas
e médias empresas do setor encontram muitos obstáculos, sejam para realização da
inovação, para criação de vantagens competitividade ou ainda, manter-se vivas. Para isso,
a inovação é pauta obrigatória. Tem-se então um trabalho científico de cunho exploratório
de natureza quantitativa, respaldado em princípios por meio de um questionário online
com os agentes de transformação que suportam o modelo de gestão da inovação tecnológica
nas pequenas e médias empresas de tecnologia da informação. Fatores importantes
para o desenvolvimento da inovação como a ciência, a ideia, a imaginação, a criatividade,
a inovação e as pessoas foram averiguados para apresentar como estes foram necessários
para criação dos modelos de inovação. O modelo foi idealizado para gerir o processo de
gestão da inovação tecnológica nas PMEs de TIC após a lacuna percebida nos modelos
estudados. This dissertation aimed to expose how small and medium companies of information and
communication technology develop the innovation management model in their business,
innovation is related to the creation of new products, new services and new models that aim
to generate value to the business and customers. Thus, to create relationships with them
in want to suport the competition to atend the demands of the target audience in a more
competitive scenario year after year. To this end, the objective was to understand how the
team responsible for innovation in small and medium-sized information and communication
technology companies operates with a focus on dispute and business continuity. This
dissertation is based on the circumstance that small and medium-sized companies in the
sector encounter many obstacles to the realization of innovation, to create competitive advantages
or to remain alive, innovation is mandatory. It is an exploratory scientific work
of a quantitative nature, supported in principle by means of an online questionnaire with
the transformation agents that support the technological innovation management model in
small and medium information technology companies. Important factors for the development
of innovation such as science, idea, imagination, creativity, innovation and people
were investigated to present how these are necessary for the creation of innovation models.
The model was designed to manage the process of managing technological innovation in
Information and Communication Technology SMEs after the perceived gap in the models
studied.