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    Agricultura digital 4.0: um modelo inovativo de transformação agrícola digital no Brasil

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    Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento FUMEC 2020 (1.539Mb)
    Data
    2020
    Autor
    França, Renata de Souza
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    A dinamicidade proposta pelas tecnologias de informação e comunicação adentram setores econômicos e exigem novas condutas para alcance de vantagens competitivas. A necessidade de mitigação entre os mundos físico e virtual são cada vez maiores e colocam a Transformação Digital como possibilidade de estruturação e revitalização dos modelos de negócios para a era digital. Contudo, o movimento de modernização exige que os tratamentos e visões das indústrias agrícolas sejam repensadas, inclusive para o cenário brasileiro. Para o Brasil, a agricultura é fonte de subsistência e desempenho e o país é considerado um dos principais produtores e exportadores de produtos primários e commodities. Entretanto, esse tipo de produção é demarcado pela quantidade e não pela qualidade, exigindo elevados índices de produtividade. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar aspectos para proposição de um modelo de Transformação Agrícola Digital que vise à criação de valor nas indústrias agrícolas Brasileiras e, por isso, buscou-se entender: quais aspectos incutem na criação de valor na agricultura brasileira, por meio da Transformação Agrícola Digital? Para atender ao objetivo e responder ao problema de pesquisa, foram utilizadas abordagens quantitativas e qualitativas, representadas pelas análises de conteúdo e equações estruturais. Inicialmente, teve-se uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados secundária, na qual buscaram-se modelos da Agricultura Digital e Transformação Digital na agricultura, presentes na literatura. A posteriori, criou-se um modelo de Transformação Agrícola Digital para criação de valor. Todas as hipóteses propostas na pesquisa foram confirmadas e concluise que os aspectos de Soluções Digitais, Parcerias e Cocriação, Cultura de Conhecimento e Inovação, Sistemas de Gestão de Negócio e Mercado e Desenvolvimento Humano são capazes de criar valor para as indústrias agrícolas brasileiras, e que esses fatores, ao compor a Transformação Agrícola Digital são influenciados pelo ambiente externo. Com o modelo, a agricultura pode ser integrada, automatizada e promovida como algo econômico, automatizado, inteligente, sustentável, de alta qualidade e alto rendimento, oferecendo valor ao que é entregue aos clientes, inclusive em commodities.
     
    A dynamism proposed by information and communication technologies enters economic sectors and requires new approaches to make competitive advantages. The need for mitigation between the physical and virtual worlds is increasing and places Digital Transformation as a possibility for structuring and revitalizing business models for the digital age. However, the modernization movement demands that the treatments and visions of the agricultural industries be compensated, including for the Brazilian scenario. In Brazil, agriculture is a source of livelihood and performance and the country made one of the leading producers and exporters of primary products and commodities. This type of production is marked by quantity than quality, requiring high use rates. This research aims to propose of a model of digital agricultural transformation that aims at value create in Brazilian agricultural industries and, therefore, sought to understand the aspects related to create value in Brazilian agriculture, through Agricultural Transformation. Digital? To meet the aims and answer the research problem, quantitative and qualitative approaches used, represented by content analysis and structural equations. Initially, there was a qualitative research with secondary data collection, which sought models of Digital Agriculture and Digital Transformation in agriculture, present in the literature. Afterwards, a Digital Agricultural Transformation model created for value creation. All hypotheses proposed in the research were confirmed and concluded that the aspects of Digital Solutions, Partnerships and Co-creation, Innovation and Knowledge Management, Business and Market Management Systems and Human Development are able to create value for the Brazilian agricultural industries and that these factors, when composing the Digital Agricultural Transformation is influenced by the external environment. With the model, agriculture will could be integrated, automated and promoted as economical, automated, intelligent, sustainable, high quality and high yield, offering value to what delivered to customers, including commodities.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/820
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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