dc.contributor.advisor | Ziviani, Fabrício | |
dc.contributor.author | França, Renata de Souza | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T00:04:32Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T00:04:32Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/820 | |
dc.description.abstract | A dinamicidade proposta pelas tecnologias de informação e comunicação adentram setores
econômicos e exigem novas condutas para alcance de vantagens competitivas. A necessidade
de mitigação entre os mundos físico e virtual são cada vez maiores e colocam a
Transformação Digital como possibilidade de estruturação e revitalização dos modelos de
negócios para a era digital. Contudo, o movimento de modernização exige que os tratamentos
e visões das indústrias agrícolas sejam repensadas, inclusive para o cenário brasileiro. Para o
Brasil, a agricultura é fonte de subsistência e desempenho e o país é considerado um dos
principais produtores e exportadores de produtos primários e commodities. Entretanto, esse
tipo de produção é demarcado pela quantidade e não pela qualidade, exigindo elevados
índices de produtividade. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar aspectos
para proposição de um modelo de Transformação Agrícola Digital que vise à criação de valor
nas indústrias agrícolas Brasileiras e, por isso, buscou-se entender: quais aspectos incutem
na criação de valor na agricultura brasileira, por meio da Transformação Agrícola Digital?
Para atender ao objetivo e responder ao problema de pesquisa, foram utilizadas abordagens
quantitativas e qualitativas, representadas pelas análises de conteúdo e equações estruturais.
Inicialmente, teve-se uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados secundária, na qual
buscaram-se modelos da Agricultura Digital e Transformação Digital na agricultura,
presentes na literatura. A posteriori, criou-se um modelo de Transformação Agrícola Digital
para criação de valor. Todas as hipóteses propostas na pesquisa foram confirmadas e concluise que os aspectos de Soluções Digitais, Parcerias e Cocriação, Cultura de Conhecimento e
Inovação, Sistemas de Gestão de Negócio e Mercado e Desenvolvimento Humano são
capazes de criar valor para as indústrias agrícolas brasileiras, e que esses fatores, ao compor
a Transformação Agrícola Digital são influenciados pelo ambiente externo. Com o modelo,
a agricultura pode ser integrada, automatizada e promovida como algo econômico,
automatizado, inteligente, sustentável, de alta qualidade e alto rendimento, oferecendo valor
ao que é entregue aos clientes, inclusive em commodities. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dynamism proposed by information and communication technologies enters economic
sectors and requires new approaches to make competitive advantages. The need for
mitigation between the physical and virtual worlds is increasing and places Digital
Transformation as a possibility for structuring and revitalizing business models for the digital
age. However, the modernization movement demands that the treatments and visions of the
agricultural industries be compensated, including for the Brazilian scenario. In Brazil,
agriculture is a source of livelihood and performance and the country made one of the leading
producers and exporters of primary products and commodities. This type of production is
marked by quantity than quality, requiring high use rates. This research aims to propose of a
model of digital agricultural transformation that aims at value create in Brazilian agricultural
industries and, therefore, sought to understand the aspects related to create value in Brazilian
agriculture, through Agricultural Transformation. Digital? To meet the aims and answer the
research problem, quantitative and qualitative approaches used, represented by content
analysis and structural equations. Initially, there was a qualitative research with secondary
data collection, which sought models of Digital Agriculture and Digital Transformation in
agriculture, present in the literature. Afterwards, a Digital Agricultural Transformation model
created for value creation. All hypotheses proposed in the research were confirmed and
concluded that the aspects of Digital Solutions, Partnerships and Co-creation, Innovation and
Knowledge Management, Business and Market Management Systems and Human
Development are able to create value for the Brazilian agricultural industries and that these
factors, when composing the Digital Agricultural Transformation is influenced by the
external environment. With the model, agriculture will could be integrated, automated and
promoted as economical, automated, intelligent, sustainable, high quality and high yield,
offering value to what delivered to customers, including commodities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Agricultura | pt_BR |
dc.subject | Sistemas agrícolas | pt_BR |
dc.subject | Inovações agrícolas | pt_BR |
dc.title | Agricultura digital 4.0: um modelo inovativo de transformação agrícola digital no Brasil | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.publisher.program | Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |