A influência da cultura organizacional no sistema de gestão da qualidade e no desempenho, em uma empresa de energia elétrica
Data
2020Autor
Sanches, Rafael Augusto de Oliveira
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A gestão adequada da Cultura Organizacional é um aspecto do cotidiano empresarial,
por vezes, negligenciado pelas lideranças. Identificar a cultura e adequá-la no sentido
de se obter o melhor de uma organização não é uma tarefa fácil, pois envolve trabalhar
dimensões profundas da coletividade. Para garantir que o sistema de gestão da
qualidade entregue os benefícios esperados, melhorando o desempenho de toda a
corporação, uma série de condições deve ser observada, sendo o entendimento e a
gestão da cultura organizacional uma dessas condições. A organização pesquisada
neste trabalho, além de não ter clareza sobre as características principais de sua
cultura organizacional, vem enfrentando dificuldades no que tange à identificação dos
benefícios trazidos por seus sistemas de gestão, mais especificamente, seu sistema
de gestão da qualidade, orientado pela norma ISO 9001. Sendo assim, a presente
pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre a cultura organizacional, o
sistema de gestão da qualidade e o desempenho, tendo como cenário uma empresa
do setor elétrico. Para se atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa
exploratória, de abordagem quantitativa, com a utilização de um questionário
estruturado, como instrumento de coleta de dados. A técnica de modelagem de
equações estruturais foi utilizada para testar o modelo conceitual proposto na
pesquisa. Os resultados demonstram uma influência significativa e positiva da Cultura
Organizacional sobre o Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema de Gestão da
Qualidade sobre o desempenho, dados que estão alinhados com a revisão de
literatura realizada. Ademais, verificou-se que a organização em questão possui
culturas organizacionais predominantes dos tipos Mercado e Hierarquia, o que pode
ser explicado pelas características do setor de energia elétrica nacional. As principais
limitações da pesquisa são: as bases de dados utilizadas para a revisão da literatura;
o conjunto de expressões de busca e o fato de a amostra ter se concentrado em
apenas uma organização. A contemplação de mais bases de dados, a busca por
outros conjuntos de expressões e a ampliação da amostra, envolvendo empregados
de outras empresas do setor, são pontos a serem observados na realização de
trabalhos futuros. The proper management of the Organizational Culture is an aspect of the business
routine, sometimes neglected by the leaders. Identifying the culture and adapting it in
order to get the best out of an organization is not an easy task, as it involves working
on deep dimensions of the community. To ensure that the quality management system
delivers the expected benefits, improving the performance of the entire corporation, a
series of conditions must be observed, with the understanding and management of the
organizational culture being one of those conditions. The organization researched in
this work, in addition to not being clear about the main characteristics of its
organizational culture, has been facing difficulties in terms of identifying the benefits
brought by its management systems, more specifically, its quality management
system, guided by the standard ISO 9001. Therefore, this research aimed to
understand the relationship between the organizational culture, the quality
management system and performance, having as a scenario a company in the electric
sector. In order to achieve the proposed objective, an exploratory research was carried
out, with a quantitative approach, using a structured questionnaire as an instrument for
data collection. The structural equation modeling technique was used to test the
conceptual model proposed in the research. The results demonstrate a significant and
positive influence of the Organizational Culture on the Quality Management System
and the Quality Management System on performance, data that are in line with the
literature review carried out. In addition, it was found that the organization in question
has predominant organizational cultures of the Market and Hierarchy types, which can
be explained by the characteristics of the national electricity sector. The main
limitations of the research are: the databases used for the literature review; the set of
search expressions and the fact that the sample was concentrated in only one
organization. The contemplation of more databases, the search for other sets of
expressions and the expansion of the sample, involving employees from other
companies in the sector, are points to be observed when carrying out future works.