• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A influência da cultura organizacional no sistema de gestão da qualidade e no desempenho, em uma empresa de energia elétrica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento FUMEC 2020 (1.210Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Sanches, Rafael Augusto de Oliveira
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A gestão adequada da Cultura Organizacional é um aspecto do cotidiano empresarial, por vezes, negligenciado pelas lideranças. Identificar a cultura e adequá-la no sentido de se obter o melhor de uma organização não é uma tarefa fácil, pois envolve trabalhar dimensões profundas da coletividade. Para garantir que o sistema de gestão da qualidade entregue os benefícios esperados, melhorando o desempenho de toda a corporação, uma série de condições deve ser observada, sendo o entendimento e a gestão da cultura organizacional uma dessas condições. A organização pesquisada neste trabalho, além de não ter clareza sobre as características principais de sua cultura organizacional, vem enfrentando dificuldades no que tange à identificação dos benefícios trazidos por seus sistemas de gestão, mais especificamente, seu sistema de gestão da qualidade, orientado pela norma ISO 9001. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre a cultura organizacional, o sistema de gestão da qualidade e o desempenho, tendo como cenário uma empresa do setor elétrico. Para se atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, com a utilização de um questionário estruturado, como instrumento de coleta de dados. A técnica de modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar o modelo conceitual proposto na pesquisa. Os resultados demonstram uma influência significativa e positiva da Cultura Organizacional sobre o Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema de Gestão da Qualidade sobre o desempenho, dados que estão alinhados com a revisão de literatura realizada. Ademais, verificou-se que a organização em questão possui culturas organizacionais predominantes dos tipos Mercado e Hierarquia, o que pode ser explicado pelas características do setor de energia elétrica nacional. As principais limitações da pesquisa são: as bases de dados utilizadas para a revisão da literatura; o conjunto de expressões de busca e o fato de a amostra ter se concentrado em apenas uma organização. A contemplação de mais bases de dados, a busca por outros conjuntos de expressões e a ampliação da amostra, envolvendo empregados de outras empresas do setor, são pontos a serem observados na realização de trabalhos futuros.
     
    The proper management of the Organizational Culture is an aspect of the business routine, sometimes neglected by the leaders. Identifying the culture and adapting it in order to get the best out of an organization is not an easy task, as it involves working on deep dimensions of the community. To ensure that the quality management system delivers the expected benefits, improving the performance of the entire corporation, a series of conditions must be observed, with the understanding and management of the organizational culture being one of those conditions. The organization researched in this work, in addition to not being clear about the main characteristics of its organizational culture, has been facing difficulties in terms of identifying the benefits brought by its management systems, more specifically, its quality management system, guided by the standard ISO 9001. Therefore, this research aimed to understand the relationship between the organizational culture, the quality management system and performance, having as a scenario a company in the electric sector. In order to achieve the proposed objective, an exploratory research was carried out, with a quantitative approach, using a structured questionnaire as an instrument for data collection. The structural equation modeling technique was used to test the conceptual model proposed in the research. The results demonstrate a significant and positive influence of the Organizational Culture on the Quality Management System and the Quality Management System on performance, data that are in line with the literature review carried out. In addition, it was found that the organization in question has predominant organizational cultures of the Market and Hierarchy types, which can be explained by the characteristics of the national electricity sector. The main limitations of the research are: the databases used for the literature review; the set of search expressions and the fact that the sample was concentrated in only one organization. The contemplation of more databases, the search for other sets of expressions and the expansion of the sample, involving employees from other companies in the sector, are points to be observed when carrying out future works.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/849
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião