As influências das práticas de gestão de desempenho e recompensas na motivação dos profissionais
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Santos, Francislene Regina dos
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
As diversas transformações oriundas do mercado contemporâneo produzem considerável
impacto no ambiente de trabalho (Bastos, 1993). A manutenção da força de trabalho eficiente
e experiente é importante para o desempenho global das organizações. Trabalhadores
motivados podem acrescentar valor à organização e torná-la mais competitiva (Danish &
Usman, 2010). Segundo Singh, Mohameda e Darwish (2013), as práticas de gestão de
desempenho e recompensas são fundamentais para motivar os empregados a investir os seus
esforços para o benefício da organização. Neste sentido, o presente estudo investigou a
influência das práticas de gestão de desempenho e práticas de gestão de recompensas na
motivação no trabalho e validou um modelo da relação entre as variáveis. Foi realizada uma
survey com uma amostra de 398 pessoas com vínculo empregatício que trabalham no território
brasileiro. A coleta dos dados ocorreu no mês de novembro de 2016. Para a análise dos dados
e teste do modelo hipotético foi utilizado o método estrutural de estimação por Mínimos
Quadrados Parciais (Parcial Least Squares – PLS). Das 11 hipóteses testadas no modelo
proposto, 10 foram confirmadas. Os resultados apresentados confirmam, na amostra estudada,
a correlação significativa e positiva das práticas de gestão de recompensas na motivação no
trabalho, ou seja, quanto maior a avaliação geral das práticas de gestão de recompensas, maior
a motivação no trabalho, conforme principais teorias sobre o assunto (Nohria et al., 2008;
Adams, 1960; Cunha, Rego, Cunha, & Cabral-Cardoso, 2006). O modelo apresentou um R2 =
83,2% para a Avaliação Geral das Práticas de Gestão de Desempenho, um R2 = 81,9% para a
Avaliação Geral das Práticas de Gestão de Recompensas e um R2 = 67,1% para a Motivação
no Trabalho. O modelo apresentou um GoF de 75,54%. The various transformations from the contemporary market produce considerable impact in the
work environment (Bastos, 1993). The various transformations from the contemporary market
produce considerable impact in the work environment (Bastos, 1993). The maintenance of
efficient and experienced workforce is important to the overall performance of the
organizations. Motivated workers can add value to the organization and make it more
competitive (Danish &Usman, 2010). According to Singh, Mohameda and Darwish (2013)
performance and rewards management practices are fundamental to motivating employees to
invest their efforts for the benefit of the organization. Therefore, the present study investigated
the influence of performance management practices and rewards management practices in
motivation at work and validated a model of the relationship between the variables. A survey
was carried out with a sample of 398 people with employment relationship in Brazilian territory.
The data collection took place in November 2016. For data analysis and testing of the
hypothetical model, the structural estimation method by Partial Least Squares was used (Partial
Least Squares-PLS). Of the 11 tested hypotheses in the proposed model 10 were confirmed.
The results presented confirm, in the sample studied, significant and positive correlation of
rewards management practices on motivation at work, that is, the higher the overall assessment
of management practices, the greater the motivation at work, as leading theories on the subject
(Nohria et al., 2008; Adams, 1960; Cunha, Rego, Cunha, & Cabral-Cardoso, 2006). The model
presented an R2 = 83.2% to the overall assessment of the performance management practices,
an R2 = 81.9% for the overall assessment of the rewards management practices and a R2 =
67.1% for motivation at work. The model featured a GoF of 75.54%.