Estratégias e práticas de gestão da inovação em um banco brasileiro: estudo de caso
Data
2017Autor
Santos, Bráulio Mágnum Monteiro dos
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A gestão da inovação assume, cada vez mais, um papel importante no desempenho
das empresas, na busca pela vantagem competitiva sustentável. Desta forma, avaliar
as estratégias e práticas de inovação adotadas pela empresa é uma importante etapa
para o alcance dos objetivos propostos. A partir dessa necessidade identificada
realizou-se esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de natureza
descritiva, a fim identificar as ações de gestão da inovação em um banco brasileiro e
as percepções dos funcionários do banco acerca dessas ações. Por meio de pesquisa
documental e entrevista ao gestor da divisão de inovação de uma unidade estratégica
do Banco, foram descritas as estratégias e ações de gestão da inovação realizadas
pela empresa. Para captar a percepção dos funcionários em relação à gestão da
inovação, aplicou-se o questionário que constitui uma ferramenta de análise elaborada
por Tidd, Bessant e Pavitt (2008), que propõe analisar a gestão da inovação sob os
aspectos de cinco dimensões: estratégia, processos, organização inovadora,
relacionamentos e aprendizagem. Os resultados dessa análise apontam para a
necessidade do Banco de aperfeiçoar as estratégias e rotinas de gestão, além de
ampliar a comunicação acerca das ações relacionadas à inovação, buscando
disseminar a cultura de inovação na empresa. Innovation management increasingly assumes an important role on firm performance
in the quest for sustainable competitive advantage. Thus, evaluating the innovation
strategies and practices adopted by the company is an important step towards the
achievement of the proposed objectives. Based on this identified requirement, this
descriptive case study aims to identify the actions of management innovation in a
Brazilian bank and the perceptions of the employees of the bank on these actions.
Through documentary research and interview with the innovation division manager,
the strategies and actions of innovation management carried out by the company were
described. In order to capture the perceptions of the employees regarding innovation
management, this research used a framework developed by Tidd, Bessant and Pavitt
(2008), which proposes to analyze the innovation management in five dimensions:
strategy, processes, innovative organization, relationships and learning. The results of
this analysis point to the need to improve management strategies and routines, as well
as to increase communication about actions related to innovation, seeking to
disseminate the innovation culture in the company.