Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAguiar Filho, Armando Sérgio de
dc.contributor.authorSantos, Bráulio Mágnum Monteiro dos
dc.date.accessioned2022-02-18T19:18:54Z
dc.date.available2022-02-18T19:18:54Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/872
dc.description.abstractA gestão da inovação assume, cada vez mais, um papel importante no desempenho das empresas, na busca pela vantagem competitiva sustentável. Desta forma, avaliar as estratégias e práticas de inovação adotadas pela empresa é uma importante etapa para o alcance dos objetivos propostos. A partir dessa necessidade identificada realizou-se esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de natureza descritiva, a fim identificar as ações de gestão da inovação em um banco brasileiro e as percepções dos funcionários do banco acerca dessas ações. Por meio de pesquisa documental e entrevista ao gestor da divisão de inovação de uma unidade estratégica do Banco, foram descritas as estratégias e ações de gestão da inovação realizadas pela empresa. Para captar a percepção dos funcionários em relação à gestão da inovação, aplicou-se o questionário que constitui uma ferramenta de análise elaborada por Tidd, Bessant e Pavitt (2008), que propõe analisar a gestão da inovação sob os aspectos de cinco dimensões: estratégia, processos, organização inovadora, relacionamentos e aprendizagem. Os resultados dessa análise apontam para a necessidade do Banco de aperfeiçoar as estratégias e rotinas de gestão, além de ampliar a comunicação acerca das ações relacionadas à inovação, buscando disseminar a cultura de inovação na empresa.pt_BR
dc.description.abstractInnovation management increasingly assumes an important role on firm performance in the quest for sustainable competitive advantage. Thus, evaluating the innovation strategies and practices adopted by the company is an important step towards the achievement of the proposed objectives. Based on this identified requirement, this descriptive case study aims to identify the actions of management innovation in a Brazilian bank and the perceptions of the employees of the bank on these actions. Through documentary research and interview with the innovation division manager, the strategies and actions of innovation management carried out by the company were described. In order to capture the perceptions of the employees regarding innovation management, this research used a framework developed by Tidd, Bessant and Pavitt (2008), which proposes to analyze the innovation management in five dimensions: strategy, processes, innovative organization, relationships and learning. The results of this analysis point to the need to improve management strategies and routines, as well as to increase communication about actions related to innovation, seeking to disseminate the innovation culture in the company.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConcorrência - Estudo de casospt_BR
dc.subjectAdministração - Estudo de casospt_BR
dc.subjectBancos - Brasilpt_BR
dc.titleEstratégias e práticas de gestão da inovação em um banco brasileiro: estudo de casopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples