Diversidade e reconhecimento no trabalho: um estudo em uma instituição pública de ensino
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Data
2021Autor
Santos, Efigênia Lúcia de Oliveira
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Este trabalho tem como propósito discutir questões relacionadas à diversidade no
contexto organizacional. Seu objetivo central é identificar e analisar as diferenças de percepções
sobre a diversidade e o reconhecimento entre os professores, chefias e técnicos administrativos de
uma instituição pública federal de ensino de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso, que se
caracteriza por ser uma pesquisa descritiva, aplicada, em que a metodologia qualitativa foi utilizada.
O questionário foi respondido por 80 servidores do IFMG incluindo técnicos e docentes e chefias. As
dificuldades impostas pela pandemia da Covid 19 foram um grande limitador para um número maior
de respondentes ao questionário de pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio de aplicação de
questionário enviado ao endereço eletrônico dos professores, chefias e técnicos administrativos. Com
os resultados obtidos foi realizada a análise das respostas em relação às percepções sobre a
diversidade e reconhecimento. Entre as conclusões não foram notadas diferenças significativas entre
as concepções da diversidade e reconhecimentos estabelecidas entre o grupo de técnicos, docente e
gestores. Foram apresentados diferentes entendimentos ou compreensões sobre o que se configura
como diversidade e reconhecimento no trabalho. As dimensões da diversidade mais pertinentes para
o grupo pesquisado são referentes às minorias como: raça, gênero, religião, PCDs, geração, grupos
LGBT, classe social, profissionais jovens, técnicos terceirizados, pessoas fora do padrão de beleza,
pessoas com menor formação acadêmica, e pessoas pobres. O reconhecimento profissional está
associado a ganhos financeiros, através de valorização e participação em cargos comissionados e de
confiança, progressões e promoções na carreira. Com relação ao reconhecimento social outras formas
também observadas são relacionadas ao respeito, identificação e motivação no trabalho, o feedback
positivo, retribuição, verificação positiva de algum talento, formas de motivar e promover conquistas
pessoais e profissionais, ou respeitar e promover a atuação do indivíduo principalmente se estiverem
relacionados a elogios, aceitação e ou agradecimentos. Entre as limitações desta pesquisa destaca-se a
impossibilidade de realização de entrevistas, grupos foco e outras metodologias que poderiam
contribuir significativamente para a melhor compreensão das percepções dos pesquisado sobre os
temas analisados. Para novas pesquisas, sugere-se a continuidade à investigação direcionando a
públicos específicos, exclusivamente as mulheres, PCDs, negros e homossexuais para verificar a
percepção específica dessas pessoas sobre a diversidade e reconhecimento no contexto de outros
campis do IFMG. E o estudo da análise das diferenças de percepções sobre a diversidade e o
reconhecimento entre os servidores do IFMG comparando com outras organizações públicas, ou com
organizações privadas.