Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTolentino, Renata de Sousa da Silva
dc.contributor.authorLopes, Renata de Oliveira
dc.date.accessioned2022-05-13T17:01:59Z
dc.date.available2022-05-13T17:01:59Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/892
dc.description.abstractO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou, em 2018, que 56,9% da população brasileira são negros ou pardos e que, embora representem a maior parte da força de trabalho, também representam 2/3 dos desocupados e subutilizados. Portanto, trata-se de uma camada expressiva da população brasileira capaz de injetar bilhões na economia, mas com pouca representatividade no cenário econômico. A partir de então, o afroempreendedorismo se fortalece por meio da inovação social e do empreendedorismo social, como recurso à sobrevivência e inclusão socioeconômica. Nesse contexto, esta pesquisa classificou a inovação social dos afro-empreendedores quanto ao tipo, profundidade e cobertura, de acordo com a literatura. Adotou-se a Modelagem de Equações Estruturais, onde o modelo é descrito a partir de duas dimensões: o modelo de mensuração, relacionando às variáveis observadas aos construtos correspondentes; e o modelo estrutural, sobre o qual é possível inferir análises teóricas sobre o fenômeno em investigação. A pesquisa confirmou a predominância da inovação social disruptiva, tendo o marketing como forte ferramenta de gestão e como resposta de novos métodos de promoção de vendas e de produtos, com foco na vulnerabilidade social e impacto ambiental. Para a pesquisa, foi aplicado um questionário survey, semiestruturado, aos integrantes de movimentos que fomentam o empreendedorismo afro. O que se apresenta é o impacto da inovação social dos afro-empreendedores para o desenvolvimento socioeconômico da população em estudo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_BR
dc.subjectEmpresários negrospt_BR
dc.subjectEmpreendedorespt_BR
dc.titleInovação social: estudo das ações e valores criados pelos afro-empreendedorespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples