O efeito de características de influenciadores de mídia sociais e do tipo de relacionamento com seus seguidores no comportamento de consumo da indústria da moda
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Data
2021Autor
Morais, Fabio Luiz de
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Ao longo das últimas décadas, tem sido estudado o poder de influência que uma pessoa tem
sobre as outras, podendo até mesmo modificar seus pensamentos e comportamentos. Dentro
desses diversos estudos, existe um que é chamado de endosso de celebridades. Essa estratégia
aproveita a popularidade de celebridades e pode agir sobre telespectadores, leitores, ouvintes
ou fãs, na aceitação de um produto ou marca. Com o advento da Internet, o comportamento do
consumidor se modificou e a prática do endosso foi adaptada a uma nova realidade, com o
surgimento de outros meios de comunicação. Uma dessas formas são as mídias sociais, que são
capazes de conectar pessoas ao redor do mundo e cujas celebridades são chamadas de
influenciadores. Essa dissertação tem como propósito estudar como esse endosso funciona
nessa nova estrutura. Mais especificamente, pretende mensurar as características dos
influenciadores e as relações com seguidores, que podem afetar dois comportamentos de
consumo: intenção de compra e boca a boca eletrônico. Foi elaborado um modelo teórico e
foram mensurados os impactos que quatro fatores podem ter: dois fatores relativos ao
influenciador (autenticidade e credibilidade) e dois fatores que tratam da sua relação com os
seguidores (autocongruência e interação parassocial). Para esta dissertação, foi desenvolvida
uma pesquisa do tipo conclusiva e descritiva. Para a coleta dos dados, foi utilizado um
formulário disponibilizado de forma online. Nele, as participantes responderam a diversas
perguntas de caráter demográfico e relativos à percepção delas sobre uma influenciadora digital
da indústria da moda, a sua escolha. A análise dos dados foi realizada por meio de métodos
quantitativos utilizando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados
apontaram que apenas a Interação Parassocial foi capaz de influenciar as duas atitudes de
consumo. Neste trabalho empírico, a Autenticidade não apresentou resultados significativos
nos comportamentos estudados. Os dois outros fatores apresentaram apenas uma validade para
as atitudes, sendo que credibilidade influenciou a intenção de compra e autocongruência
influenciou o boca a boca eletrônico. Por fim, são apresentadas limitações e sugestões de
pesquisas futuras.