Compras públicas: a percepção dos servidores sobre o processo em uma instituição federal de ensino de Minas Gerais
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Mapa, Maria Maciel de Godoy
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O processo de compras envolve a especificação dos materiais, seleção de
fornecedores, determinação de prazos, pesquisa de preços e a previsão de serviços e possíveis
mudanças na demanda. As instituições federais de ensino, assim como qualquer empresa,
também precisam de equipamentos, suprimentos e demais insumos necessários para garantir o
bom funcionamento. Devido a sua complexidade, o processo de compras envolve diversos
setores da instituição e o seu resultado reflete em toda comunidade acadêmica, conhecer quais
aspectos do processo de compras podem afetar na satisfação dos usuários e assim adquirir
ferramentas capazes de medir o sucesso de uma ação é importante para tomada de decisão dos
gestores. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos
servidores sobre os processos de compras realizados em uma instituição federal de ensino de
Minas Gerais. Para atingir ao objetivo da pesquisa foi realizada uma survey que analisou as
percepções relacionadas à satisfação dos usuários sobre o processo de compras. Como
resultado, percebeu-se que o desempenho das compras realizadas pelo IFMG Campus Ouro
Preto é positiva para todos os que tem papel no processo de compra e os usuários.