Percepção geral dos servidores do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a implantação temporária, em caráter emergencial, do teletrabalho em tempos de pandemia do Covid-19
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Bittencourt, Elcy Loredo
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o teletrabalho como
atividade realizada mediante recursos facilitadores de tecnologia da informação e comunicação,
prestada a partir de lugar externo à empresa ou estabelecimento que permite a separação física
entre o local de produção ou prestação de serviço e o local de funcionamento da empresa. As
instituições de ensino estão enfrentando diversos desafios para garantir a continuidade das
atividades cotidianas e do processo de ensino-aprendizagem, por meio do teletrabalho e de aulas
não presenciais. Este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos servidores do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
sobre o teletrabalho em tempos de pandemia. Para atingir ao objetivo geral realizou-se uma
survey, de abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, que abordará as percepções dos
servidores diante as mudanças ocorridas devido a pandemia da Covid-19 que exigiram uma
transformação dos ambientes de trabalho nas instituições de ensino majoritariamente
presencial, exigindo a adaptação das partes envolvidas no processo e utilização da tecnologia
da informação e comunicação, para a concretização do teletrabalho, de forma a manter a
prestação de serviços aos cidadãos direta e indiretamente envolvidos com a instituição. Os
resultados alcançados apontam falhas e propõem sugestões para que instituições públicas de
ensino superior possam encontrar alternativas em momentos de crises como a atual.
Especificamente, apresenta-se um conjunto de orientações aos gestores do IFMG para que
tornem o teletrabalho ainda mais eficaz a partir das percepções de seus próprios colaboradores. The Work International Organization of Working (WIO) has defined the
teleworking line activity realized using resources that are facilitators of Information and
Communication Technology, made from external environment in relation to enterprises, which
allows the physical separation between production scenery or service prestation and place
where the enterprise runs. The learning institutions are facing several challenges in order to
keep their day-by-day activities as well as those ones from teaching-learning process through
presential classes and have used the teleworking to overcome it. This study has had like purpose
identifying the perception of government workers from Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Preto about the teleworking in time of pandemic.
In order to get it, it has used a survey, with quantitative, exploratory and descriptive faces, who
will study the occurred changes during the pandemic of Covid-19. This pandemic asked
environment changings, adapting of day-by-day activities and Communication Technology,
important to keeping the running of the institution. The found results show fails and suggests
ideas to institutions overcome this time. Specifically, a set of propositions to become the
teleworking more effective to IFMG is showed to all the involved works.