dc.contributor.advisor | Lima, Luiz Cláudio de | |
dc.contributor.author | Xavier, Juliano Gilliard Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T21:09:26Z | |
dc.date.available | 2022-05-25T21:09:26Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/902 | |
dc.description.abstract | Para além de mero pagamento pela prestação de serviços, a política de remuneração
é ferramenta indispensável ao alcance dos objetivos organizacionais, que afeta diretamente a
qualidade do trabalho desenvolvido pelos empregados de uma empresa. De mesmo modo, a
identificação organizacional permite que os funcionários alinhem seus propósitos e crenças
pessoais aos objetivos e valores da empresa a que estão vinculados, permitindo que o sucesso
individual e o êxito da organização caminhem juntos. De modo geral, a literatura aponta que
estas assertivas se aplicam tanto às organizações da iniciativa privada quanto àquelas
pertencentes ao poder público. Neste cenário, o presente estudo buscou analisar a influência da
política de remuneração no processo de identificação de servidores públicos com uma
instituição pública de ensino federal. Para tanto, esta pesquisa valeu-se de abordagem
qualitativa, de modo que os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário
semiestruturado. As informações obtidas foram examinadas por meio da análise de conteúdo e
da estatística descritiva (esta última como suporte). As análises realizadas nos dados coletados
permitiram inferir que, na percepção dos servidores participantes da pesquisa, a política de
remuneração da instituição não influencia no processo de identificação organizacional. Os
resultados também apontam que a política de remuneração foi melhor avaliada pelos
professores, gestores e técnicos administrativos em educação (nesta ordem). Em que pese a
identificação organizacional, a análise global demonstra haver alto grau de identificação por
afinidade e baixo grau de identificação por imitação, sendo que, dentre os segmentos que
compõem a amostra, os gestores mostraram-se como os mais identificados, seguidos pelos
docentes e, por fim, pelos técnicos administrativos. Como contribuições do presente estudo,
aponta-se as informações coletadas sobre a relação entre as variáveis política de remuneração
e identificação organizacional em uma instituição pública, até então não verificada na literatura;
a constatação de que a percepção sobre a política de remuneração está dissociada do grau de
identificação dos servidores para com a organização pesquisada; e a contribuição, a nível
gerencial, para a discussão e implementação de políticas voltadas a reduzir as discrepâncias nas
condições de trabalhos ofertadas para técnicos administrativos e docentes. Sugere-se que novos
estudos nesse sentido sejam realizados em outras instituições públicas e privadas, de modo a
subsidiar as organizações com elementos para o desenvolvimento de práticas remuneratórias
mais eficientes e melhor alinhadas às demandas dos usuários dos serviços públicos, bem como
para ampliar as possibilidades de generalizações de pesquisa neste sentido. | pt_BR |
dc.description.abstract | In addition to mere payment for the provision of services, the remuneration policy
is an indispensable tool for achieving organizational objectives, which directly affects the
quality of the work carried out by the employees of a company. Likewise, organizational
identification allows employees to align their personal purposes and beliefs with the goals and
values of the company to which they are linked, allowing individual success and the success of
the organization to go together. In general, the literature points out that these assertions apply
both to private initiative organizations and to those belonging to the government. In this
scenario, the present study sought to analyze the influence of the remuneration policy in the
process of identifying civil servants with a public federal educational institution. To this end,
this research used a qualitative approach, so that the data were collected through the application
of a semi-structured questionnaire. The information obtained was examined by means of
content analysis and descriptive statistics (the latter as a support). The analyzes performed on
the collected data allowed to infer that, in the perception of the employees participating in the
research, the institution's remuneration policy does not influence the organizational
identification process. The results also point out that the remuneration policy was better
evaluated by teachers, managers and administrative technicians in education (in that order).
Despite the organizational identification, the global analysis shows a high degree of
identification by affinity and low degree of identification by imitation, and among the segments
that make up the sample, managers showed themselves as the most identified, followed by
teachers and, finally, by administrative technicians. As contributions of the present study, the
information collected on the relationship between the variables of remuneration policy and
organizational identification in a public institution is pointed out, until then not verified in the
literature; the finding that the perception of the remuneration policy is dissociated from the
degree of identification of the employees towards the researched organization; and the
contribution, at the managerial level, to the discussion and implementation of policies aimed at
reducing discrepancies in the working conditions offered to administrative technicians and
teachers. It is suggested that further studies in this regard be carried out in other public and
private institutions, in order to provide organizations with elements for the development of more
efficient remuneration practices and better aligned with the demands of users of public services,
as well as to expand the possibilities generalizations of research in this sense. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Servidores Públicos | pt_BR |
dc.subject | Salários | pt_BR |
dc.subject | Identificação (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Análise da influência da política de remuneração sobre o processo de identificação organizacional: um estudo em uma instituição de ensino pública | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |