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dc.contributor.advisorLima, Luiz Cláudio de
dc.contributor.authorXavier, Juliano Gilliard Rodrigues
dc.date.accessioned2022-05-25T21:09:26Z
dc.date.available2022-05-25T21:09:26Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/902
dc.description.abstractPara além de mero pagamento pela prestação de serviços, a política de remuneração é ferramenta indispensável ao alcance dos objetivos organizacionais, que afeta diretamente a qualidade do trabalho desenvolvido pelos empregados de uma empresa. De mesmo modo, a identificação organizacional permite que os funcionários alinhem seus propósitos e crenças pessoais aos objetivos e valores da empresa a que estão vinculados, permitindo que o sucesso individual e o êxito da organização caminhem juntos. De modo geral, a literatura aponta que estas assertivas se aplicam tanto às organizações da iniciativa privada quanto àquelas pertencentes ao poder público. Neste cenário, o presente estudo buscou analisar a influência da política de remuneração no processo de identificação de servidores públicos com uma instituição pública de ensino federal. Para tanto, esta pesquisa valeu-se de abordagem qualitativa, de modo que os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semiestruturado. As informações obtidas foram examinadas por meio da análise de conteúdo e da estatística descritiva (esta última como suporte). As análises realizadas nos dados coletados permitiram inferir que, na percepção dos servidores participantes da pesquisa, a política de remuneração da instituição não influencia no processo de identificação organizacional. Os resultados também apontam que a política de remuneração foi melhor avaliada pelos professores, gestores e técnicos administrativos em educação (nesta ordem). Em que pese a identificação organizacional, a análise global demonstra haver alto grau de identificação por afinidade e baixo grau de identificação por imitação, sendo que, dentre os segmentos que compõem a amostra, os gestores mostraram-se como os mais identificados, seguidos pelos docentes e, por fim, pelos técnicos administrativos. Como contribuições do presente estudo, aponta-se as informações coletadas sobre a relação entre as variáveis política de remuneração e identificação organizacional em uma instituição pública, até então não verificada na literatura; a constatação de que a percepção sobre a política de remuneração está dissociada do grau de identificação dos servidores para com a organização pesquisada; e a contribuição, a nível gerencial, para a discussão e implementação de políticas voltadas a reduzir as discrepâncias nas condições de trabalhos ofertadas para técnicos administrativos e docentes. Sugere-se que novos estudos nesse sentido sejam realizados em outras instituições públicas e privadas, de modo a subsidiar as organizações com elementos para o desenvolvimento de práticas remuneratórias mais eficientes e melhor alinhadas às demandas dos usuários dos serviços públicos, bem como para ampliar as possibilidades de generalizações de pesquisa neste sentido.pt_BR
dc.description.abstractIn addition to mere payment for the provision of services, the remuneration policy is an indispensable tool for achieving organizational objectives, which directly affects the quality of the work carried out by the employees of a company. Likewise, organizational identification allows employees to align their personal purposes and beliefs with the goals and values of the company to which they are linked, allowing individual success and the success of the organization to go together. In general, the literature points out that these assertions apply both to private initiative organizations and to those belonging to the government. In this scenario, the present study sought to analyze the influence of the remuneration policy in the process of identifying civil servants with a public federal educational institution. To this end, this research used a qualitative approach, so that the data were collected through the application of a semi-structured questionnaire. The information obtained was examined by means of content analysis and descriptive statistics (the latter as a support). The analyzes performed on the collected data allowed to infer that, in the perception of the employees participating in the research, the institution's remuneration policy does not influence the organizational identification process. The results also point out that the remuneration policy was better evaluated by teachers, managers and administrative technicians in education (in that order). Despite the organizational identification, the global analysis shows a high degree of identification by affinity and low degree of identification by imitation, and among the segments that make up the sample, managers showed themselves as the most identified, followed by teachers and, finally, by administrative technicians. As contributions of the present study, the information collected on the relationship between the variables of remuneration policy and organizational identification in a public institution is pointed out, until then not verified in the literature; the finding that the perception of the remuneration policy is dissociated from the degree of identification of the employees towards the researched organization; and the contribution, at the managerial level, to the discussion and implementation of policies aimed at reducing discrepancies in the working conditions offered to administrative technicians and teachers. It is suggested that further studies in this regard be carried out in other public and private institutions, in order to provide organizations with elements for the development of more efficient remuneration practices and better aligned with the demands of users of public services, as well as to expand the possibilities generalizations of research in this sense.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectServidores Públicospt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.subjectIdentificação (Psicologia)pt_BR
dc.titleAnálise da influência da política de remuneração sobre o processo de identificação organizacional: um estudo em uma instituição de ensino públicapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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