Ambiente de competição, decisão de investimento e posição competitiva das firmas
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Data
2021Autor
Santos, Valdeci Ferreira dos
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O ambiente de competição está em constante alteração e isso faz com que as firmas,
frequentemente, revejam suas estratégias e decisões de investimento. Com esses ajustes, as
posições competitivas das firmas também são alteradas, cada vez com maior frequência,
demonstrando que a concorrência se mostra sempre mais acirrada, seguindo a linha que a Teoria
dos Jogos Não Cooperativos preconiza. O impacto do ambiente de competição nas decisões de
investimento e, consequentemente, na posição competitiva das firmas é objeto constante de
debates, na literatura e na prática. O tamanho das firmas também chama a atenção de estudiosos,
na tentativa de compreender o impacto dessa variável nas decisões de investimento e na posição
competitiva das firmas, assim como ela se comporta diante de diferentes ambientes de
competição, com o tempo. Encontrar a configuração ótima de fatores, como nível de
concentração do mercado, tamanho da firma, decisões de investimento em capital e em P&D,
que pode levar as firmas ao melhor desempenho possível ao longo do tempo, é desafio constante
para estudiosos e gestores. Para tanto, a presente pesquisa defende a tese de que existem
relações de influência entre os construtos ambiente de competição, tamanho da firma, decisões
de investimento e posição competitiva das firmas, e de que é possível identificar a configuração
ótima dos fatores estratégicos que levam as firmas às melhores posições competitivas,
considerando as decisões de investimento, o tamanho da firma e o ambiente de competição, ao
longo do tempo. A pesquisa foi organizada de forma quantitativa e causal, utilizando dados
secundários, provenientes da base Thomson Reuters Datastream, de uma amostra de 2.729
firmas atuantes na União Europeia, no período de 2010 a 2017. A amostra foi dividida conforme
a classificação do ambiente de competição (Competição Perfeita, Competição Monopolística e
Oligopólio). Para a mensuração dos efeitos dos construtos e teste das hipóteses estabelecidas,
foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais, com aplicação do método dos Mínimos
Quadrados Parciais. O método de Algoritmos Genéticos foi utilizado para a identificação da
configuração ótima dos fatores estratégicos. Os resultados apontam que, quanto mais
concentrados os mercados, maior tende a ser o volume de investimentos das firmas em Capex
e P&D, ao longo do tempo; há uma tendência de que as firmas presentes em ambientes menos
concentrados troquem de posição competitiva com maior frequência; em ambientes
caracterizados como competição moderada, o nível de concentração de mercado atua como
impulsionador do efeito das decisões de investimento na posição competitiva das firmas,
enquanto que, em ambientes de elevada competição, o nível de concentração atua como redutor
desses efeitos; o tamanho da firma, utilizado como variável de controle nesta pesquisa,
influencia positivamente nas decisões de investimentos e na posição competitiva das firmas
estudadas, nos três ambientes considerados; há a necessidade de maior esforço por parte dos
gestores das grandes firmas, no sentido de alcançar posição de vantagem competitiva; o
mercado da União Europeia tende a se tornar menos concentrado com o passar do tempo; dos
três ambientes estudados, somente as firmas atuantes no ambiente de competição monopolística
tendem a aumentar os seus investimentos com o tempo; firmas tendem a crescer, com o tempo,
nos ambientes de competição perfeita e oligopólio; existe uma tendência de conquista de
posição de vantagem competitiva à medida em que há incremento nos investimentos em Capex
e P&D nos três ambientes estudados; foi identificada a configuração ótima para cada ambiente
de competição e distintas demandas por incrementos ou redução nos investimentos, tanto em
Capex, quanto em P&D, para alcance do melhor incremento possível na posição competitiva
das firmas para o ano de 2017. Espera-se que o modelo desenvolvido, que se mostrou robusto,
contribua para a teoria e prática da gestão e decisão de investimento pelas firmas. The constant changes of the competitive environment frequently cause firms to review their
strategies and investment decisions. Such adjustments also alter the competitive positions of
firms with increasing frequency, which demonstrates that competition is always fiercer, in
accordance with the line advocated by the Non-Cooperative Game Theory. The impact of the
competitive environment on investment decisions and, consequently, competitive positions of
firms, is a recurring object of debate in both literature and in practice. Firm sizes also draw the
attention of scholars who attempt to understand the impact of this variable on the investment
decisions and on the competitive positions of firms, as well as how it behaves in different
competitive environments over time. Finding the optimal configuration of factors such as
environment concentration level, firm size, and capital and R&D investment decisions, which
could lead firms to their best possible performance over time, is a persistent challenge for
scholars and managers. Therefore, the present study maintains that there are relations of
influence between the constructs of competitive environment, firm size, investment decisions
and competitive positions of firms, and that it is possible to identify the optimal configuration
of strategic factors that lead firms to their best competitive positions, considering investment
decisions, firm size and the competitive environment over time. The study has both a
quantitative and a descriptive nature and utilizes secondary data from the Thomson Reuters
Datastream, from a sample of 2,729 active firms in the European Union between the years of
2010 and 2017. The sample was divided according to the classifications of competitive
environments (Perfect Competition, Monopolistic Competition, and Oligopoly). Structural
Equation Modelling applied to Partial Least Squares method was used in order to measure the
effects of the constructs and to test the established hypotheses. The Genetic Algorithm method
was used to identify the optimal configuration of strategic factors. Results show that the more
concentrated the markets are, the larger tends to be the volume of firm investments in Capex
and R&D over time; there is a tendency for firms in less concentrated environments to change
their competitive position more frequently; in environments of moderate competition, the
market concentration level boosts the effect of the investment decisions in the competitive
position of firms, whereas in highly competitive environments the concentration level reduces
such effects; firm size, regarded as a control variable in the present study, positively influences
the investment decisions and the competitive position of the studied firms in the three
environments considered; there is a need for larger effort by managers and large firms to
achieve a superior competitive position; the European Union market tends to become less
concentrated over time; out of the three environments studied, only the firms in monopolistic
competition environments tend to increase their investments over time; firms tend to grow,
progressively, in environments of perfect competition and oligopoly; in the three observed
environments, there is a tendency to achieve a superior competitive position as Capex and R&D
investments are increased; the optimal configuration for each competitive environment and
distinct demands for increases or reductions in investments for both Capex and R&D in order
to achieve the best possible increase in the competitive position of firms for the year of 2017
was identified. The model developed here, which has been proven to be robust, is expected to
contribute to theory and practice of management and investment decision by firms.