• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Recursos computacionais utilizados como ferramentas pedagógicas: estudo de caso no IFMG

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento 2016 (1.789Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Toledo, Marcos Vinícius de Souza
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    No ambiente escolar e na vida das pessoas, as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes no cotidiano, seja na escola ou no trabalho. Essa evolução dos recursos computacionais permite que a maioria da população tenha acesso à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber, principalmente no campo acadêmico, em que é discutido e construído o conhecimento. A apropriação desses meios computacionais na busca da construção do conhecimento tem mobilizado os educadores na seleção e utilização dessas tecnologias como ferramentas pedagógicas no auxílio ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Esta dissertação tem por objetivo analisar o resultado do uso dos recursos computacionais pelos docentes com foco no ensino-aprendizagem nas modalidades de ensino técnico integrado ao ensino médio e ensino técnico subsequente, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova. Para esta pesquisa, foram adotados como ferramentas pedagógicas quatro recursos computacionais: Pacote Office, Facebook, WhatsApp e SLogo em duas disciplinas: Introdução à Informática e Lógica Matemática Aplicada à Computação. O método empregado é um estudo de caso, com caráter de pesquisa descritiva e qualiquantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada, tendo como universo e amostra uma população de docentes e discentes dos Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, percebe-se que os docentes e discentes aceitam a utilização dos recursos computacionais como apoio pedagógico nas disciplinas focalizadas. Isso possibilita afirmar que as ferramentas tecnológicas trouxeram avanços no processo de aprendizagem dos discentes, uma vez que permitem que os conteúdos ensinados, despertam a atenção e o interesse dos discentes pela ampliação do conhecimento das atividades propostas em sala de aula e/ou no laboratório de informática.
     
    In the school environment and in people's lives, technological tools are increasingly present in everyday life, whether at school or at work. This evolution of computational resources allows the majority of the population to have access to information, which brings profound changes in several areas of knowledge, especially in the academic field, where knowledge is discussed and constructed. The appropriation of these computational resources in the search of knowledge construction has mobilized the educators in the selection and use of these technologies as pedagogical tools to aid the teaching-learning process of the students. This dissertation aims to analyze the results of the use of computational resources by teachers with a focus on teaching and learning in the modalities of technical education integrated to secondary education and subsequent technical education of the Federal Institute of Minas Gerais – Advanced Campus of Ponte Nova. For this research, four computational resources were adopted as pedagogical tools: Office Package, Facebook, WhatsApp and SLogo in two disciplines: Introduction to Computer Science and Mathematical Logic Applied to Computing. The method employed is a case study, with a character of descriptive and qualiquantitative research. The data collection was carried out in a structured way, having as universe and sample a population of teachers and students of the Integrated and Subsequent Technical Courses in Administration and Informatics. As a result of the research, it is noticed that teachers and students accept the use of computational resources as pedagogical support in the focused disciplines. This makes it possible to affirm that the technological tools have brought advances in the learning process of the students, since they allow the contents taught, awaken the attention and the interest of the students by the increase of the knowledge of the activities proposed in the classroom and/or in the laboratory of computing.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/934
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião