dc.contributor.advisor | Cardoso, Ana Maria Pereira | |
dc.contributor.author | Toledo, Marcos Vinícius de Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T20:22:42Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T20:22:42Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/934 | |
dc.description | Trabalho inserido conforme recebido do autor, sem ata da banca/folha de aprovação com as devidas assinaturas | |
dc.description.abstract | No ambiente escolar e na vida das pessoas, as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais
presentes no cotidiano, seja na escola ou no trabalho. Essa evolução dos recursos
computacionais permite que a maioria da população tenha acesso à informação, o que traz
mudanças profundas em várias áreas do saber, principalmente no campo acadêmico, em que é
discutido e construído o conhecimento. A apropriação desses meios computacionais na busca
da construção do conhecimento tem mobilizado os educadores na seleção e utilização dessas
tecnologias como ferramentas pedagógicas no auxílio ao processo de ensino-aprendizagem
dos discentes. Esta dissertação tem por objetivo analisar o resultado do uso dos recursos
computacionais pelos docentes com foco no ensino-aprendizagem nas modalidades de ensino
técnico integrado ao ensino médio e ensino técnico subsequente, do Instituto Federal de
Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova. Para esta pesquisa, foram adotados como
ferramentas pedagógicas quatro recursos computacionais: Pacote Office, Facebook,
WhatsApp e SLogo em duas disciplinas: Introdução à Informática e Lógica Matemática
Aplicada à Computação. O método empregado é um estudo de caso, com caráter de pesquisa
descritiva e qualiquantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada, tendo
como universo e amostra uma população de docentes e discentes dos Cursos Técnicos
Integrados e Subsequentes em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa,
percebe-se que os docentes e discentes aceitam a utilização dos recursos computacionais
como apoio pedagógico nas disciplinas focalizadas. Isso possibilita afirmar que as
ferramentas tecnológicas trouxeram avanços no processo de aprendizagem dos discentes, uma
vez que permitem que os conteúdos ensinados, despertam a atenção e o interesse dos
discentes pela ampliação do conhecimento das atividades propostas em sala de aula e/ou no
laboratório de informática. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the school environment and in people's lives, technological tools are increasingly present in
everyday life, whether at school or at work. This evolution of computational resources allows
the majority of the population to have access to information, which brings profound changes
in several areas of knowledge, especially in the academic field, where knowledge is discussed
and constructed. The appropriation of these computational resources in the search of
knowledge construction has mobilized the educators in the selection and use of these
technologies as pedagogical tools to aid the teaching-learning process of the students. This
dissertation aims to analyze the results of the use of computational resources by teachers with
a focus on teaching and learning in the modalities of technical education integrated to
secondary education and subsequent technical education of the Federal Institute of Minas
Gerais – Advanced Campus of Ponte Nova. For this research, four computational resources
were adopted as pedagogical tools: Office Package, Facebook, WhatsApp and SLogo in two
disciplines: Introduction to Computer Science and Mathematical Logic Applied to
Computing. The method employed is a case study, with a character of descriptive and
qualiquantitative research. The data collection was carried out in a structured way, having as
universe and sample a population of teachers and students of the Integrated and Subsequent
Technical Courses in Administration and Informatics. As a result of the research, it is noticed
that teachers and students accept the use of computational resources as pedagogical support in
the focused disciplines. This makes it possible to affirm that the technological tools have
brought advances in the learning process of the students, since they allow the contents taught,
awaken the attention and the interest of the students by the increase of the knowledge of the
activities proposed in the classroom and/or in the laboratory of computing. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Recursos computacionais utilizados como ferramentas pedagógicas: estudo de caso no IFMG | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |