Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardoso, Ana Maria Pereira
dc.contributor.authorToledo, Marcos Vinícius de Souza
dc.date.accessioned2022-08-16T20:22:42Z
dc.date.available2022-08-16T20:22:42Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/934
dc.descriptionTrabalho inserido conforme recebido do autor, sem ata da banca/folha de aprovação com as devidas assinaturas
dc.description.abstractNo ambiente escolar e na vida das pessoas, as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes no cotidiano, seja na escola ou no trabalho. Essa evolução dos recursos computacionais permite que a maioria da população tenha acesso à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber, principalmente no campo acadêmico, em que é discutido e construído o conhecimento. A apropriação desses meios computacionais na busca da construção do conhecimento tem mobilizado os educadores na seleção e utilização dessas tecnologias como ferramentas pedagógicas no auxílio ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Esta dissertação tem por objetivo analisar o resultado do uso dos recursos computacionais pelos docentes com foco no ensino-aprendizagem nas modalidades de ensino técnico integrado ao ensino médio e ensino técnico subsequente, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova. Para esta pesquisa, foram adotados como ferramentas pedagógicas quatro recursos computacionais: Pacote Office, Facebook, WhatsApp e SLogo em duas disciplinas: Introdução à Informática e Lógica Matemática Aplicada à Computação. O método empregado é um estudo de caso, com caráter de pesquisa descritiva e qualiquantitativa. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada, tendo como universo e amostra uma população de docentes e discentes dos Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes em Administração e Informática. Como resultado da pesquisa, percebe-se que os docentes e discentes aceitam a utilização dos recursos computacionais como apoio pedagógico nas disciplinas focalizadas. Isso possibilita afirmar que as ferramentas tecnológicas trouxeram avanços no processo de aprendizagem dos discentes, uma vez que permitem que os conteúdos ensinados, despertam a atenção e o interesse dos discentes pela ampliação do conhecimento das atividades propostas em sala de aula e/ou no laboratório de informática.pt_BR
dc.description.abstractIn the school environment and in people's lives, technological tools are increasingly present in everyday life, whether at school or at work. This evolution of computational resources allows the majority of the population to have access to information, which brings profound changes in several areas of knowledge, especially in the academic field, where knowledge is discussed and constructed. The appropriation of these computational resources in the search of knowledge construction has mobilized the educators in the selection and use of these technologies as pedagogical tools to aid the teaching-learning process of the students. This dissertation aims to analyze the results of the use of computational resources by teachers with a focus on teaching and learning in the modalities of technical education integrated to secondary education and subsequent technical education of the Federal Institute of Minas Gerais – Advanced Campus of Ponte Nova. For this research, four computational resources were adopted as pedagogical tools: Office Package, Facebook, WhatsApp and SLogo in two disciplines: Introduction to Computer Science and Mathematical Logic Applied to Computing. The method employed is a case study, with a character of descriptive and qualiquantitative research. The data collection was carried out in a structured way, having as universe and sample a population of teachers and students of the Integrated and Subsequent Technical Courses in Administration and Informatics. As a result of the research, it is noticed that teachers and students accept the use of computational resources as pedagogical support in the focused disciplines. This makes it possible to affirm that the technological tools have brought advances in the learning process of the students, since they allow the contents taught, awaken the attention and the interest of the students by the increase of the knowledge of the activities proposed in the classroom and/or in the laboratory of computing.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleRecursos computacionais utilizados como ferramentas pedagógicas: estudo de caso no IFMGpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples